Lacobrigense Pedro Costa lidera em «Laser Radial» nos nacionais de vela

O atleta do Clube de Vela de Lagos Pedro Costa era o líder da classificação geral em «Laser Radial», ao […]

O atleta do Clube de Vela de Lagos Pedro Costa era o líder da classificação geral em «Laser Radial», ao final do segundo dia do Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, em Vela, que decorre até sábado em Tavira. Destaque para os atletas do Clube Naval de Cascais, que lideram nas duas outras classes, «420» e «4.7».

À entrada para o terceiro dia de prova, que decorre esta sexta-feira, Pedro Costa continuava na frente, secundado por José Cunha, do Clube Naval de Leça – líder do escalão júnior – e Martim Anderson, do Clube Naval de Portimão.

«Comecei com duas bandeiradas na mesma bolina (penalizações), mas depois, apesar de ter sido um pouco abaixo de ontem [dois 4º], deu para manter a liderança e continuar com o foco no 1º lugar», disse, após a prova, o atleta de Lagos.

No feminino, Inês Sobral manteve a liderança, mas Carolina João, do Sport Algés e Dafundo ganhou vantagem sobre a sua colega de equipa Carolina Mira, na luta entre as juniores.

Em «420», a dupla Diogo Pereira/Manuel Macedo, do Clube Naval de Cascais (CNC), consolidou a primeira posição, fazendo pleno (6 vitórias em outras tantas regatas) e garantiu a vaga de acesso ao Campeonato do Mundo da Juventude ISAF, a realizar em Julho.

Em 2º seguem Patrícia Costa e Gonçalo Ramos, do Clube de Vela do Barreiro e, me 3º, estão Tiago Serra e Afonso Prieto, do CNC. Nota ainda para Frederico Lacerda e Miguel Matos Rosa, do Clube Naval de Cascais, segundos nos juniores e quintos na classificação e Teresa Camelo e Helena Oliveira, também do CNC, que lideram o setor feminino e seguem em 6º na geral.

Em «4.7», Henrique Brites, do Clube Naval de Cascais, é agora líder, à frente de David Coutinho, do Grupo Naval de Olhão e Carlos Neves do Clube Naval de Leça. Nas meninas, Marta Roque manteve a liderança trazida do primeiro dia e é 4ª na geral.

«O dia nem começou bem, larguei mal na 1ª regata, mas depois recuperei na 2ª, onde fiz 4º e, apesar da OCS na última regata, deu para subir ao primeiro lugar. Lugar que quero manter, com o objetivo de ser campeão de 4.7», afirmou Henrique Brites.

A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube Náutico de Tavira, com o apoio da Associação Regional de Vela do Sul, é também o evento teste e Prova de Qualificação da Seleção Nacional para o próximo Campeonato do Mundo da Juventude ISAF, a realizar também em Tavira, entre 12 e 19 de Julho.

Comentários

pub