I Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul decorreu na UAlg

A Universidade do Algarve organizou, no dia 2 de abril, o I Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do […]

A Universidade do Algarve organizou, no dia 2 de abril, o I Encontro de Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul.

A iniciativa, que decorreu na Sala de Atos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, no Campus de Gambelas, contou com a participação de cerca de quatro dezenas de psicólogos escolares do Algarve e Alentejo.

A sessão de abertura foi presidida pelo reitor da UAlg António Branco, que agradeceu a presença destes profissionais, especialmente “numa altura em que se vive uma crise sem precedentes”.

O reitor reconheceu que, nas visitas que tem feito aos vários concelhos, no âmbito do seu périplo pelo Algarve, tem sentido “uma espécie de desalento em relação ao ensino superior”.

Na sua opinião, tudo o que puder ser feito para contrariar este sentimento será ótimo para todos, e “a Universidade não pode estar de costas voltadas para a realidade, para a sociedade e para a vida”.

António Branco referiu ainda que poderá existir em certo preconceito em relação à “periferia” da UAlg, o que, na sua opinião, não faz qualquer sentido porque a excelência de uma universidade faz-se se ela tiver bons profissionais, mas também se tiver, cada vez mais, alunos de qualidade.

Luís Sérgio Vieira, docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), falou sobre a “Avaliação dos interesses vocacionais, o uso de medidas de ajustamento na construção de carreira”, numa conferência debate aberta a todos os participantes.

Numa mesa-redonda-debate, moderada por Vítor Gamboa, docente da FCHS, André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação, apresentou a oferta formativa e os vários canais de comunicação possíveis entre a UAlg e as Escolas/Psicólogos”.

Seguiu-se a intervenção de Isabel Quirino, psicóloga no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Portimão. Pegando na ideia de que a UAlg pode ser vista por alguns como uma universidade periférica, Isabel Quirino, considera que “esta periferia não terá que ser uma desvantagem, mas sim uma mais-valia, desde que se otimizem os recursos”.

A psicóloga falou ainda do importante papel destes profissionais que, na sua opinião, são muito mais do que meros orientadores vocacionais e desempenham uma papel central e muito abrangente nas suas escolas.

Depois de reforçados os canais de comunicação, ficou a promessa de que este seria o primeiro de muitos outros encontros de trabalho entre a UAlg e os Psicólogos dos Serviços de Orientação do Sul.

Comentários

pub