Gémeos Oliveira dividem vitórias na Volta às Terras de Loulé

A jornada dupla da Volta às Terras de Loulé foi um negócio de família para os gémeos Rui e Ivo […]

A jornada dupla da Volta às Terras de Loulé foi um negócio de família para os gémeos Rui e Ivo Oliveira (Bairrada). O primeiro ganhou a crono-escalada matinal e foi para a etapa vespertina com a camisola amarela, que transitaria para o corpo do irmão, vencedor da tirada da tarde.

Num exercício individual curto, apenas 4 quilómetros, entre Alte e Santa Margarida, mas muito duro, como atesta a média do vencedor (31,765 km/h), os dois únicos medalhados portugueses em pista superiorizaram-se a toda a concorrência. Rui Oliveira foi claramente o melhor, cortando a meta com um registo de 7m56s, sendo o único ciclista a baixar da barreira dos 8 minutos.

O irmão gémeo gastou mais 4 segundos, enquanto o terceiro classificado, Rafael Silva (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), ficou a 5 segundos. O anterior camisola amarela, João Pereira (EC Carlos Carvalho), esteve entre os primeiros, sendo oitavo classificado, mas cedeu 32 segundos.

A dureza foi também a nota dominante da terceira etapa, 40,6 quilómetros, percorridos em circuito, com a subida da Picota a complicar a vida aos corredores. Ivo Oliveira não se intimidou com o traçado nem que as movimentações dos adversários e ganhou ao fim de 1h20m16s de corrida.

Tiago Antunes conseguiu chegar com o mesmo tempo, enquanto João Pereira foi o terceiro classificado, a 21 segundos, encabeçando o grupo onde vinha o camisola amarela à partida, Rui Oliveira.

Depois da dupla jornada de hoje, os irmãos Oliveira estão firmes no comando da classificação geral. Ivo é o primeiro, dispondo de 15 segundos sobre o gémeo Rui. O líder da Taça de Portugal Liberty Seguros de Juniores, Tiago Antunes, fecha, para já, o pódio, a 28 segundos do líder.

O domínio da equipa bairradina tem sido avassalador e reflete-se também nas classificações secundárias, já que Pedro Preto é o dono da camisola das metas volantes e João Maio encabeça a lista dos trepadores. João Pereira é o único corredor de outra equipa no pódio, sendo o líder da classificação por pontos.

A 20.ª edição da Volta às Terras de Loulé termina neste sábado com a mais longa das quatro etapas da competição. A partida será dada às 11h00, no Largo das Comunidades, Almancil, prevendo-se a chegada para cerca das 13h30, na Avenida José da Costa Mealha, Loulé, depois de percorridos 110 quilómetros.

 

Classificações

2.ª Etapa: Alte – Santa Margarida, 4 km (C/R Individual)
1.º Rui Oliveira (Bairrada), 7m56s
2.º Ivo Oliveira (Bairrada), a 4s
3.º Rafael Silva (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), a 5s
4.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), a 7s
5.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), a 14s

3.ª Etapa: Alfontes – Alfontes, 40,6 km
1.º Ivo Oliveira (Bairrada), 1h20m16s
2.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), mt
3.º João Pereira (EC Carlos Carvalho), a 21s
4.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), mt
5.º Rui Oliveira (Bairrada), mt,

Geral Individual
1.º Ivo Oliveira (Bairrada), 3h53m32s
2.º Rui Oliveira (Bairrada), a 15s
3.º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), a 28s
4.º João Pereira (EC Carlos Carvalho), a 38s
5.º André Crispim (CC José Maria Nicolau), a 45s

 

 

Comentários

pub