Festa do Basquetebol arranca amanhã em Albufeira

É já amanhã, quarta-feira, que mais de um milhar de atletas invadem Albufeira para participarem na Festa do Basquetebol Juvenil […]

É já amanhã, quarta-feira, que mais de um milhar de atletas invadem Albufeira para participarem na Festa do Basquetebol Juvenil – Albufeira 2014. A competição começa no dia seguinte, mas do programa fazem parte muitas outras iniciativas durante cinco dias repletos de basquetebol, convívio, solidariedade e aprendizagem.

Açores, Alentejo, Algarve, Aveiro, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu são as 18 regiões do país representadas pelas 72 comitivas de jovens praticantes de basquetebol, que chegam amanhã a Albufeira para participar na maior festa juvenil da modalidade.

A sessão de boas-vindas terá lugar na Praça dos Pescadores, após um desfile das comitivas desde a Avenida da Liberdade, passando pelo Largo Engenheiro Duarte Pacheco e Avenida 25 de Abril.

Para assinalar o início da Festa do Basquetebol, os atletas vão formar uma moldura humana que promete voltar a surpreender o público.

De 9 a 13 de abril, os Pavilhões Desportivos de Albufeira; da Escola Básica e Secundária de Albufeira; da Escola Secundária de Albufeira; da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita; da Escola EB 2,3 Martim Fernandes; e Francisco Neves (Imortal) vão acolher perto de 200 jogos e mais de 1300 pessoas, entre jogadores, juízes, técnicos, dirigentes e familiares.

As Finais dos diversos escalões estão marcadas para o último dia, a partir das 9h30, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, e a partir das 8h45, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, pelas 12h30.

Além dos prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada competição, haverá ainda o Prémio Fair Play, destinado a fomentar a sã competição, e o Prémio Solidariedade, que prevê a doação de um euro por parte de todos os participantes. A verba angariada reverterá a favor da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

A Festa do Basquetebol é uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, Imortal Basket Club e Clube de Basquete de Albufeira.

O evento conta, ainda, com a colaboração de várias associações distritais de basquetebol de todo o país.

 

PROGRAMA

9 abril
18h30
Chegada das Comitivas e Sessão de Boas Vindas na Praça dos Pescadores

10 a 12 abril
9h00 – 19h40
Jogos de Fases de Grupos e Séries

10, 11 e 12 abril
Clinic Jovem ANJB
Dia 10: 22h30
Luís Lopes – Gestão do Jogo
Dia 11: 22h30
Sérgio Silva – Mecânica de Arbitragem a 2
Dia 12: 18h30
Fernando Rocha – Critério e Hand Checkin

11 abril
11h00
Basquete Solidário – Visita à Santa Casa da Misericórdia de Albufeira

12 abril
11h00
Clinic de Treinadores

13 abril
Finais por Escalão Etário
9h30 – Sub 14 | Escola Básica e Secundária de Albufeira
8h45 e 10h30 | Sub 16 – Pavilhão Desportivo de Albufeira

12h30 | Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios

Comentários

pub
pub