Estudantes de Biologia de todo o país invadem Faro a partir de sexta

Dentro de dias, vão ser avistados estudantes de biologia em grande número, na Universidade do Algarve e noutros pontos da […]

Dentro de dias, vão ser avistados estudantes de biologia em grande número, na Universidade do Algarve e noutros pontos da região. À população e à comunidade académica aconselha-se simpatia e espírito acolhedor na abordagem, pois são alunos, docentes e investigadores nesta área, que vêm de todo o país e até de fora de portas, para participar no 17º Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB).

O Campus de Gambelas da universidade vai acolher este evento a partir de sexta-feira, dia 11, e até ao dia 15 de abril. Palestras de especialistas nacionais e internacionais, workshops científicos variados, saídas de campo e, também, momentos de convívio, vão decorrer não só dentro dos muros da universidade, mas pela cidade e noutros concelhos algarvios.

Organizada pelo Núcleo de Estudantes de Biologia (Nebua) da UAlg, apoiada pela Associação Nacional de Estudantes de Biologia e pela Ordem dos Biólogos, a iniciativa já é, antes de começar, um sucesso. «Quando abrimos as inscrições, na primeira hora inscreveram-se 109 pessoas», revela André Soares, presidente desta associação e aluno de Biologia (e membro do Nebua) da UAlg.

Algumas meias-horas depois, chegou-se ao número de «460 participantes de todas as universidades do país». Este foi o limite imposto pela organização. «Tivemos de fechar as inscrições, principalmente devido à capacidade de lotação do Grande Auditório. Se não o tivéssemos feito, não tenho dúvidas que teríamos chegado aos 600 interessados», considerou.

André Soares esteve à conversa com o Sul Informação e com a Rádio Universitária do Algarve RUA FM, que apoiam o evento, para dar a conhecer melhor o ENEB e o que trará à universidade e região, uma das áreas em que a UAlg “dá cartas”, nomeadamente ao nível da investigação.

As centenas de participantes vão ter a oportunidade, ao longo de quatro dias de trabalhos, de «ouvir oradores internacionais e de todo o país. Também terão a oportunidade de participar em muitos workshops, desde uma dia à confraria do medronho, em Monchique, até oficinas sobe biologia molecular ou taxonomia, para dar exemplos».

Quanto aos workshops e saídas de campo, a maior parte serão orientados por professores e investigadores da UAlg. «Alguns dos workshops são no exterior. Teremos um de espeleologia – ir às grutas – bem como o que já referi na Confraria do Medronho», acrescentou.

O tema da edição de 2014 do encontro é «Biologia, um mar de conhecimento», que aponta para uma das áreas em que a universidade algarvia é mais reconhecida, as ciências do mar, embora a oferta formativa na área da biologia vá, cada vez mais, bem além da Biologia Marinha e cursos afins.

 

ENEB promove bioempreendedorismo e criação de rede de contactos

Neste encontro, o terceiro do género que a UAlg acolhe e o Nebua organiza, procura-se proporcionar aos estudantes de biologia nacionais «uma formação para além daquela a que têm acesso na licenciatura».

«Por outro lado, vamos tentar estimular aquele “bocadinho mais” que temos de fazer, tanto na parte do bioempreendedorismo, como na parte dos contactos, muito importantes nesta fase. Estamos inseridos num contexto socioeconómico em que dá jeito ter contactos, ideias e pontes», considerou André Soares.

É nesta perspetiva que também haverá um programa noturno, muito focado em atividades de caráter mais lúdico. «No dia 11, à noite, vamos passar o “Beneath the Waves Film Festival”, onde exibiremos diversos filmes vocacionados para a conservação marinha. No sábado e domingo à noite, teremos tertúlias n’“Os Artistas”. E temos uma parceria com a Docapesca, que irá patrocinar um coffee break, que vai envolver a degustação de cavala», revelou.

O programa completo, que envolve ainda exposições e um arraial, pode ser consultado no site do ENEB.

Além destes momentos, grande parte dos participantes vão ter a oportunidade de conviver no local onde pernoitam. «300 participantes vão ficar no pavilhão da Escola Básica do Montenegro, à biólogo, ou seja, acantonados. Os restantes, vão ficar em casas de amigos ou em hostels daqui de Faro. Conseguimos descontos junto desses estabelecimentos, que foram publicitados nas nossas comunicações», contou.

 

Encontro é bom para os estudantes, para a universidade e para a região

Para André Soares, este é um evento que traz mais valias, antes de tudo, aos estudantes que nele participam, mas também gera dividendos para a Universidade e para a região que o acolhe. «Desde logo, a publicidade, já que será divulgada a oferta curricular da Faculdade de Ciências da UAlg e é possível que se consiga atrair novos alunos, não só para os mestrados, mas também para as licenciaturas», acredita André Soares.

Este encontro é aberto «a estudantes de ciências biológicas de todo o país e demais interessados». Na 17ª edição, inscreveram-se «dois ou três estudantes do Ensino Secundário, de escolas aqui de Faro», revelou.

«Procurámos, ainda, trabalhar com empresas e entidades algarvias e esperamos que o encontro permita que estas entidades tenham visibilidade nacional», acrescentou.

O XVII ENEB conta com o apoio institucional da Ordem dos Biólogos, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade (FCT-UAlg), Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR-UAlg), Centro de Investigação do Mar e Ambiente da Universidade do Algarve (CIMA-UAlg) e Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural da Universidade do Algarve (CBME-UAlg).

O Patrocinador Oficial do 17º ENEB é a empresa Sparos, nascida na UAlg. A empresa Flying Sharks também patrocina o evento. O Sul Informação é o media partner oficial do encontro. O apoio chega, igualmente, da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) e Universidade do Algarve.

Comentários

pub