Em Portimão, “Há Livros no Mercado” a preços muito económicos

Depois de uma primeira fase onde foram recolhidas cerca de duas mil edições em segunda mão, com vista ao reforço […]

Depois de uma primeira fase onde foram recolhidas cerca de duas mil edições em segunda mão, com vista ao reforço do espólio da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o Mercado da Av.ª S. João de Deus receberá entre 21 e 26 de abril o evento “Há Livros no Mercado”, integrado nas festividades do 40º aniversário do 25 de Abril em Portimão.

Durante esta feira de livros usados, as obras serão expostas e comercializadas na zona dos produtores, podendo os interessados renovar as suas estantes de uma forma muito económica, com aquisições a partir de 0,10€ por exemplar, revertendo a verba angariada para a compra de novos documentos destinados à Biblioteca Municipal.

Estarão disponíveis edições nacionais e estrangeiras, nas áreas infanto-juvenil, história, geografia, saúde, alimentação e bem-estar, religião e filosofia, artes e desporto, entre outros temas, assim como enciclopédias, dicionários e manuais escolares, decorrendo a venda de terça a sexta-feira, das 9h00 às 14h00 e entre as 17h00 e as 20h00, enquanto no sábado funcionará das 9h00 às 14h00.

Para o período em que decorre o certame foi preparado um programa de animação, de onde se destaca nos dias e 22 e 24 de abril, das 9h30 às 10h30, a iniciativa “Hora do Conto: bom apetite!”, com a participação do cozinheiro Nuno Martins, que confecionará ao vivo pratos baseados nos ingredientes descritos pelas duas animadoras que apresentarão as obras selecionadas “Os queques mágicos da tia Marta”, de Gill Pittar (dia 22), “O gigante e os morangos”, de Anabela Batista (dia 23), e “Uns petiscos muito especiais”, também de Gill Pittar (dia 24).

A ação dirige-se especificamente às escolas do Pré-escolar e EB1 do município de Portimão e abrangerá um total de 325 crianças, as quais terão a oportunidade de sentir a textura dos alimentos utilizados e provar o resultado final desta experiência culinária.

Para o dia em que se assinalam o 40º aniversário do 25 de abril, foi agendada a iniciativa especial “Quanto vale este livro para si?”, na qual os visitantes do Mercado poderão comprar um livro ao preço que entenderem, enquanto no dia seguinte terá lugar uma demonstração de pequenos truques a usar em casa para preservação e conservação de livros.

Ao longo deste período, as bancas de livros no Mercado estarão decoradas com cartazes feitos por alunos das disciplinas de Educação Visual e Expressão Artística da EB 2,3 Prof. José Buísel, que se inspiraram no tema “25 de Abril – 40 anos”.

Esta iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes a quem desejasse dar aos seus livros usados uma nova vida, depositando-os no “Livrão” disponível em vários locais públicos, para desse modo valorizar o acervo da Biblioteca Municipal, tendo contado para o efeito com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, da Portimão Urbis e da Bertand Livreiros.

Comentários

pub