De Martin Solveig a Jazz numa Semana Académica muito portuguesa

Formações e artistas portugueses, de estilos e gerações bem diferentes, como «Deolinda» e Rui Veloso e…o DJ Martin Solveig. A […]

Formações e artistas portugueses, de estilos e gerações bem diferentes, como «Deolinda» e Rui Veloso e…o DJ Martin Solveig. A 29º Semana Académica da Universidade do Algarve vai decorrer de 1 a 11 de maio junto às Piscinas Municipais de Faro e aposta num novo conceito, que ultrapassa em muito as paredes do «País das Maravilhas», onde não faltará o Jazz.

Além dos já citados «Deolinda» e Rui Veloso, o algarvio «Pete tha Zouk», a novíssima formação de Hip-Hop «5-30» (com os experientes Pac-Man, Fred e Regula), «Expensive Soul», Tiago Bettencourt, «Dealema», «D.A.M.A.», «BeatBombers» (DJ Ride e Stereossauro), «Suppa Squad», «Valete» e o sempre popular «Quim Barreiros», são alguns dos nomes que irão passar no recinto da festa, todos eles portugueses, com exceção para Martin Solveig.

O Algarve também estará bem representado, nomeadamente pelos «Nome», «Tribruto», « Escape Records», «The Wax Flamingos» (composta por estudantes da UAlg) e o vencedor da última edição dos Idolos Portugal e também membro da academia algarvia Diogo Piçarra. Também estarão em destaque os DJ do programa da RUA FM «Raveolutions».

Fora do «País das Maravilhas», mas dentro da SA, irão ainda atuar Orquestra Clássica do Sul e da Orquestra de Jazz do Algarve.

A Associação Académica da UAlg apresentou esta quinta-feira o cartaz da festa anual dos universitários algarvios e anunciou que há mudanças no conceito. No recinto da festa, destaque para a substituição da tenda eletrónica por uma tenda “lounge”, a piscar o olho a um público mais maturo.

Na mesma linha, o programa da Semana Académica inclui um espetáculo da Orquestra Clássica do Sul e da Orquestra de Jazz do Algarve, que irão celebrar a «Música Americana». Um concerto que se realizará no Teatro das Figuras e vai encerrar o evento, muito focado na música do século XX, com destaque para as imortalizadas por “crooners” como Frank Sinatra, mas também peças que atingiram a fama em Hollywood ou na Broadway.

Além deste concerto, para já, só foi divulgado que a Monumental Serenata, a iniciativa que, tradicionalmente, dá o pontapé de saída para a Semana Académica da UAlg, se realiza a 1 de maio.

As datas de atuação das restantes formações só serão anunciadas mais tarde, para «manter o suspense», mas também para acertar «alguns pormenores», segundo a presidente da AAUAlg Filipa Brás da Silva.

Para já, sabe-se que a Semana Académica de 2014 irá motivar um investimento de cerca de 600 mil euros, sensivelmente mais 20 mil euros que em 2013, montante que será alocado «à área da produção».

Filipa Brás da Silva anunciou ainda que foi feito um esforço para dar um cariz «mais profissional» a esta festa, embora a base continue a ser o trabalho voluntário dos membros da Direção Geral da AAUAlg e de outros estudantes da universidade. Assim, foram convidados a trabalhar com a Comissão Organizadora da Semana Académica o ex-presidente da AAUAlg e atual empresário «Pedro Barros, Jorge Vieira Pinto e Patrícia Henrique».

Um dos componentes da SA onde esta colaboração mais se fará sentir é na nova zona “lounge”. Este novo conceito substitui a antiga Tenda Eletrónica (situa-se no mesmo local) e consiste num espaço mais reservado, ainda que acessível ao público em geral, com uma decoração mais cuidada e «serviço de bar mais profissional». Este espaço é patrocinado por diversas marcas de bebidas, mas o retorno vai para a organização.

 

Jazz chega pela primeira vez à SA e já é “padrinho”

A Semana Académica volta a ter um padrinho, desta vez o diretor da Orquestra de Jazz do Algarve Hugo Alves. Esta estrutura cultural algarvia marca presença pela primeira vez na festa dos universitários algarvios, um convite que agradece, embora lembre que a orquestra «já existe há dez anos».

À margem da sessão, o ex-aluno da UAlg, que lembrou que passou por aquela academia «entre 1991 e 1996» não quis falar em mágoa, mas frisou que a Orquestra de Jazz do Algarve «atua muito mais no estrangeiro do que em Portugal».

Desta vez, atuará na região que a viu nascer, num espetáculo promissor tanto para os que apreciam Jazz, como para os que apreciam os clássicos americanos do século XX, em geral.

«Não vai ser um Jazz demasiadamente eclético, será bastante acessível», garantiu Hugo Alves. Para o tocar, estará em palco uma formação que juntará uma de “Big Band” tradicionalcom uma orquestra clássica, um modelo usado por «Dean Martin, Bing Crosby e, mais tarde, por Frank Sinatra», entre outros.

«Vamos ter um cantor em palco. Não iremos ter toda a Orquestra Clássica do Sul em palco, mas teremos a secção de corda», que permitirá aproximar a formação em palco do registo de uma Orquestra Sinfónica.

Filipa Brás da Silva salientou que este concerto, bem como a aposta numa oferta mais diversificada, resulta de uma parceria com a reitoria da Universidade do Algarve, que está a colaborar com a AAUAlg no sentido de tornar a oferta cultural da Semana Académica mais abrangente.

«É nesse sentido que também haverá muitas atividades dinamizadas pelas secções autónomas», em áreas como o deporto e as artes. O teatro é uma delas, já que o grupo teatral da UAlg Sin-Cera vai estar uma peça durante a SA.

 

Também há novidades…na marca da cerveja

As novidades também chegaram a um campo que não conhecia mudanças há muitos anos. A Semana Académica tem novos fornecedores de cerveja e bebidas energéticas e passa a ter como parceiros a Super Bock, depois de anos de ligação à marca Tagus e a Red Bull.

Uma mudança que se deveu, segundo Filipa Brás da Silva, ao facto de a Unicer, representante destas marcas, terem «apresentado as propostas mais vantajosas», embora admita que seja «uma dupla vantagem», devido ao reconhecimento que estas marcas têm entre a população estudantil.

Com a cerveja, vem «cidra a copo», uma novidade no cardápio da SA, onde a diversidade de bebidas alcoólicas à disposição é sempre um fator a ter em conta.

A propensão para um elevado consumo de bebidas alcoólicas em festas desta natureza, motivaram um alerta do presidente da Câmara de Faro. «Há que ter atenção para não cometer excessos. Todos nós já passámos por isso, mas há que ter cuidado para não passar a linha vermelha. Vão até à laranja e parem!», disse, a rir, Rogério Bacalhau.

Comentários

pub