CUVI prepara ação surpresa anti-portagens junto à Ponte Internacional do Guadiana

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai levar a efeito uma ação surpresa nas vésperas da Páscoa, precisamente […]

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai levar a efeito uma ação surpresa nas vésperas da Páscoa, precisamente amanhã, Sexta-Feira Santa, dia 18 de Abril, a partir das 10h00, junto à Ponte Internacional do Guadiana.

Segundo a CUVI, «é neste local que, nos últimos dois anos, milhares de turistas, principalmente espanhóis, em viagem para o Algarve, se viram confrontados com os pórticos a pagar e os sistemas inadequados de pagamento, dignos de um país de terceiro mundo. Foi uma vergonha e um escândalo o que se verificou. De tal forma que, muitas centenas, senão mesmo milhares de espanhóis, deram meia volta e regressaram a Espanha. Um triste espetáculo para o Algarve e para o país por culpa dos governantes que temos».

A Comissão salienta, em nota de imprensa, que a luta pela suspensão das portagens no Algarve entrou numa nova fase, que teve início no passado mês de Março com a realização do Fórum Anti-Portagens Algarve/Andaluzia, promovido pela Comissão de Utentes da Via do Infante, em Loulé e que reuniu deputados eleitos pelo Algarve, a AMAL, diversos presidentes de Câmara e associações da região, assim como inúmeros espanhóis da Andaluzia.

No Fórum, que se manifestou pela suspensão imediata das portagens na A22, foi lançada a constituição de uma nova plataforma regional com a finalidade de lutar pela abolição das portagens na região.

Assim, nos próximos dias, terá lugar uma reunião entre a AMAL, a Comissão de Utentes e outras entidades «para a formalização da plataforma anti-portagens» e foram agendadas algumas iniciativas.

O Fórum, salienta a CUVI em comunicado, «comprovou uma negra realidade que se abateu sobre o Algarve: as portagens agravaram dramaticamente a situação de crise económica e social da região e não passam de uma muito ruinosa PPP para a região e o país, pagando o Estado à concessionária, mesmo com a cobrança de portagens, dezenas de milhões de euros todos os anos».

A CUVI considera esta como «uma situação absurda, inconcebível e escandalosa! E também criminosa! O governo tira muitos milhões aos contribuintes em salários, pensões e subsídios para encher os bolsos das PPP!», defendendo por isso que «a única solução aceitável é a suspensão imediata das portagens na Via do Infante».

Comentários

pub