Crónica da 7ª Travessia da Via Algarviana – episódio 1

A 7ª Travessia da Via Algarviana começou este sábado, dia 5 de abril, no Cabo de S. Vicente. No dia […]

A 7ª Travessia da Via Algarviana começou este sábado, dia 5 de abril, no Cabo de S. Vicente. No dia 18 de abril, caminhantes e betetistas irão chegar a Alcoutim, em plena harmonia e clima de festa, marcando o fim de mais 14 dias de aventura. José Brito, leitor do Sul Informação, é um dos participantes e todos os dias – se tudo correr bem, como se espera – fará aqui a crónica da jornada.

 

Dia 1 – Sábado, 5 de Abril
Sagres-Vila do Bispo, 17,65 km

Um pequeno passo para o homem…bora lá, que só faltam 300 quilómetros! E assim começou a 7ª Travessia da Vila Algarviana.

Para se ter uma ideia de quanto o nosso grupo de caminhantes vai andar, 300 quilómetros é a mesma distância que vai de Portimão ou Faro a Lisboa, enquanto o Rally de Portugal, que se está a disputar em zonas onde daqui a uns dias iremos passar, tem pouco mais de 300 quilómetros. Mas nós vamos a pé!

Logo de manhã, ajuntamento de pessoas no Cabo de S. Vicente. Foi o reencontro de velhos amigos, mas também há muitos novatos, como eu, para quem esta é a primeira travessia. «Boa sorte!», desejam-se uns aos outros.

Há também aqueles que só fazem parte da travessia: «É só hoje e amanhã», dizem uns, «Vamos fazer só uma semana», dizem outros.

Ao todo, são cerca de 20 pessoas, um grupo multifacetado, uns mais novos, outros menos, gente vinda de todo o país. E nem nos falta, para dar o toque internacional, um espanhol, o Paco.

A Travessia começou com dois presidentes – Adelino Soares, presidente da Câmara de Vila do Bispo, e o novo presidente da Associação Almargem. Connosco palmilharam os quase 18 quilómetros de Sagres à Vila.

Com alguma pena, virámos as costas ao mar e arrancámos pelo meio das moitas e da flora endémica do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Ponto alto foi a passagem pelo Vale Santo, atentamente observados por vacas e ovelhas.

Hoje foi uma caminhada relativamente fácil – 17,65 km, saída às 9h30 e chegada às 14 horas. Amanhã logo se verá…serão cerca de 30 km de Vila do Bispo a Bensafrim. Parece que com muitas subidas pelo meio…

Rematámos o dia, em Vila do Bispo, com imperiais, percebes, salada de polvo e uma moreia frita de comer e chorar por mais!

Hoje a pernoita é no chão do ginásio da Escola EB 2,3 de Vila do Bispo. E amanhã continuamos!

 

Veja aqui as fotos da travessia.

 

Comentários

pub