Crónica da 7ª Travessia da Via Algarviana – episódio 6

De Silves a São Bartolomeu de Messines e metade da travessia já está! Este é até agora um dos melhores […]

De Silves a São Bartolomeu de Messines e metade da travessia já está!

Este é até agora um dos melhores e mais espetaculares percursos da Via Algarviana. Provavelmente devido à chuva que caiu nas últimas semanas, a Natureza explodiu em todo o seu esplendor. A gama de verdes é quase ilimitada, pontuada pelo branco das flores de esteva.

A primeira parte do percurso, até ao paredão da Barragem do Funcho, é uma mistura de arvoredo (inicialmente) e mato (logo a seguir). Os montes ondulados da serra algarvia dão-nos aqui uma amostra da sua grandeza. Sentimo-nos pequenos quando por lá andamos.

Como hoje íamos em completa autonomia, matámos um javali para comer (não, isto foi uma piada!), aproveitámos as mesas de piquenique junto ao paredão da barragem para recuperar forças, até porque o sol apertava. E, apesar de estarmos à vista da água, o calor fervia!

Então aconteceu um dos milagres que a serra nos reserva: num recanto saía uma bica de água tão fresca que a malta descalçou as botas e fez um spa gratuito e com ótima qualidade: água fria e vista fabulosa!

Tirando um mau encontro com cães muito agressivos – apesar de não ter havido problema – com o percurso de hoje chegámos a meio: já fizemos cerca de 150 quilómetros da Via Algarviana.

Vamos ao resto!

6º dia – Silves a São Bartolomeu de Messines, 27,6 km. Pernoita na Casa do Povo de Messines. Amanhã serão 19,3 km entre Messines e Alte.

 

Veja mais fotos do dia de hoje aqui

 

 

 

 

Comentários

pub