Concerto conjunto das Orquestras de Jazz do Algarve e Clássica do Sul encerra Semana Académica

A Universidade do Algarve uniu-se à Associação Académica para encerrar a 29º Semana Académica do Algarve com a estreia do […]

A Universidade do Algarve uniu-se à Associação Académica para encerrar a 29º Semana Académica do Algarve com a estreia do ”Ciclo de Música Americana”, no dia 11 de maio, às 18h00, no Teatro das Figuras, em Faro, oferecendo um proposta original que fará o público revisitar alguns destinos musicais do outro lado do oceano.

Frank Sinatra, Michael Bublé, Robbie Williams, Natalie Cole serão interpretados num concerto que resulta de uma parceria inédita entre a Orquestra de Jazz do Algarve e a Orquestra Clássica do Sul, sob a direção musical de Hugo Alves.

Questionado sobre o facto de, pela primeira vez, a Semana Académica do Algarve encerrar com um concerto conjunto da Orquestra de Jazz do Algarve e da Orquestra Clássica do Sul, o reitor da UAlg António Branco, refere: “é muito importante que os jovens contactem, percebam e apreendam vários géneros musicais, para que, assim, possam apurar o seu gosto pela música”. Sobre esta parceria com a AAUAlg, o reitor acrescenta que “também faz parte da missão da UAlg manter uma relação estreita com a comunidade e esta é uma de muitas outras atividades/parcerias que a população algarvia poderá esperar da Universidade”.

Já para Hugo Alves, diretor da Orquestra de Jazz do Algarve e responsável pela direção artística do Ciclo de Música Americana, esta “é uma iniciativa de louvar, que reúne duas das Instituições Artísticas profissionais residentes no Algarve, potenciando o trabalho de ambas”. Segundo a mesma fonte, “o Algarve precisa de valorizar os produtos profissionais artísticos, e esta é, sem dúvida, uma excelente forma, que deveria ser copiada por outras instituições e organismos da região”.

Filipa Brás da Silva, presidente da AAUAlg, salientou que este concerto, bem como a aposta numa oferta mais diversificada, resulta de uma parceria com a reitoria da Universidade do Algarve, que está a colaborar com a AAUAlg no sentido de tornar a oferta cultural da Semana Académica mais abrangente.

Esta iniciativa, que conta com o apoio do Teatro Municipal de Faro, insere-se na política de extensão das atividades da Academia do Sul à população algarvia, centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”.

 

 

Comentários

pub