Celina Carpinteiro e Katerina Slegrova terminam Cape Epic 2014 no 11º lugar

Celina Carpinteiro e Katerina Slegrova, que constituíam a equipa do BTT Loulé/BPI, terminaram em 11º lugar de femininos o ABSA […]

Celina Carpinteiro e Katerina Slegrova, que constituíam a equipa do BTT Loulé/BPI, terminaram em 11º lugar de femininos o ABSA Cape Epic, a competição de BTT por etapas mais mediática do mundo, que se disputou na África do Sul, entre 23 e 30 de Março.

O percurso muda a cada edição e o número de inscrições é limitado a 1200, em equipas “duplas” constituídas por amadores e profissionais, vindos de aproximadamente 50 países.

Os atletas de cada equipa têm de permanecer juntos (nunca separados por mais de dois minutos) durante o percurso e terminar cada uma das etapas até as 17h00 de cada dia. As equipas podem ser formadas por dois elementos masculinos, femininos, mistas ou de veteranos.

Este ano as oito etapas (prólogo + sete etapas) somaram uma distância total de 718 quilómetros e uma ascensão acumulada de 14780 metros, o que faz da prova uma das mais duras do mundo.

Na etapa inicial, estiveram na linha de partida 1240 atletas e 1118 terminaram os oito dias de prova.

A dupla Celina Carpinteiro e Katerina Slegrova conseguiu o 11º lugar em femininos (235º na geral). Para Celina esta foi a sua terceira participação e a primeira em equipa feminina, pois, nas outras duas vezes (2010 e 2013), fez dupla com Valério Ferreira.

A edição de 2015 está agendada para os dias de 15 a 22 Março, sendo cada vez é mais difícil conseguir um ingresso para participar nesta mítica prova.

Os pré-registos para a prova de 2015 já tiveram início, mas esgotaram em segundos. Além desta oportunidade, resta tentar o sorteio de inscrições ou ser convidado pela organização, que tem em conta currículo de atleta.

 

Consulte aqui as classificações completas.

Consulte aqui os detalhes dos atletas.

 

Veja o vídeo com um resumo de oito minutos das oito etapas:

Comentários

pub