Bullying é tema de conferência da Escola Internacional na Biblioteca de Loulé

Em Portugal, as estatísticas revelam que cerca de 40 por cento dos jovens já se envolveu em alguma dinâmica de […]

Em Portugal, as estatísticas revelam que cerca de 40 por cento dos jovens já se envolveu em alguma dinâmica de bullying, tanto no papel de vítima como de agressor. O fenómeno não pode ser ignorado e a sua prevenção deve envolver toda a comunidade.

«Bullying» é o tema da 6ª Conferência Pedagógica da Escola Internacional do Algarve 2013-14, intitulada «Tenho Medo de Ir à Escola», que vai ser orientada por Tânia Paias na Biblioteca Municipal de Loulé, no dia 30 de Abril, a partir das 21h00. A entrada é livre.

Tânia Paias é formada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e Mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

A convidada está atualmente a desenvolver um doutoramento em Ciências Forenses, investigando as atitudes face à violência no contexto educativo.

Tânia Paias é uma investigadora dedicada ao bullying: fundou e dirige o Portal Bullying e é presença habitual na televisão, para falar sobre o tema.

“Tenho Medo de Ir à Escola” é também o título do mais recente livro de Tânia Paias, no qual a autora aborda os sinais para os quais pais e educadores devem estar atentos e, recorrendo a casos reais, apresenta respostas concretas às dúvidas que assaltam pais, educadores e os próprios jovens.

Como educar os nossos filhos para que se tornem crianças seguras e tolerantes? A resposta é um primeiro passo para prevenir que o jovem se torne vítima, ou agressor.

A conferência irá também abordar a questão do «cyberbullying». É uma forma diferente de violência, aberta pelas novas tecnologias de informação e pela Internet, que deixa de estar restrita ao recinto escolar.

A entrada na conferência é livre. As conferências pedagógicas da Escola Internacional do Algarve oferecem às comunidades conhecimentos úteis a pais e educadores sobre o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

A próxima conferêcia irá decorrer em Faro, na Universidade do Algarve, em Maio, dedicada ao tema «Qualidade na Educação».

Comentários

pub