Antigo aluno da UAlg distinguido pela Associação Europeia do Desporto Universitário

Filipe Santos, antigo aluno da Universidade do Algarve, foi distinguido com o título de membro honorário da Associação Europeia do […]

Filipe Santos, antigo aluno da Universidade do Algarve, foi distinguido com o título de membro honorário da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), no passado dia 5 de abril, em Denizli, Turquia.

Esta distinção foi-lhe atribuída pelas funções executivas que desempenhou, entre 1999 e 2005, no âmbito do Desporto Universitário a nível Europeu.

Filipe Santos nasceu em 1968 em Vila Real de Santo António e licenciou-se em Educação Física pela Universidade do Algarve. Atualmente, é Técnico Superior de Desporto na Câmara de Vila Real de Santo António.

Aos 12 anos ingressou no Lusitano FC como jogador de futebol, mas aos 27 abandonou a prática do futebol federado e dedicou-se apenas aos estudos e ao desporto universitário. Em 1992, organizou um torneio de Futebol de 5, com o intuito de constituir uma equipa que representasse a UAlg no Campeonato Nacional Universitário, em Évora.

Juntamente com outros colegas, Filipe Santos fundou a Secção Académica do Desporto da Universidade do Algarve (SADUAL) e, entre 1993 e 1995, foi o seu presidente.

Também foi presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, entre 1997 e 1999. Em 1999 participa na assembleia de constituição da Associação Europeia do Desporto Universitário, que 15 anos depois lhe atribui o título de membro honorário.

Relativamente à distinção que lhe foi atribuída pela EUSA, Filipe Santos afirma “é uma distinção de que me orgulho e que está associada ao meu percurso de dirigente académico na Universidade do Algarve, durante os anos 90. É essencialmente à minha Universidade que devo este reconhecimento, pois em 1993 foi determinante o apoio da reitoria ao nosso projeto de criação da Secção Académica de Desporto da Universidade, o qual possibilitou o desenvolvimento e a promoção do desporto na Universidade e o meu crescimento enquanto dirigente”.

Comentários

pub