Alcoutim propõe festival gastronómico com sabores da serra ao rio

O I Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio” começa no sábado, dia 12 de abril, […]

O I Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio” começa no sábado, dia 12 de abril, e prolonga-se até 18 de maio, envolvendo 16 restaurantes do concelho.

O certame, promovido pela Câmara Municipal de Alcoutim, é dedicado aos sabores da Primavera, nesta sua primeira edição.

Favas com chouriço, lampreia, enguias fritas e em ensopado, ovas de saboga, javali estufado ou galinha do campo, são alguns dos pratos que irão fazer parte da ementa do festival cujo objetivo é promover a gastronomia local, rica em iguarias únicas durante todas as estações do ano.

A cerimónia de abertura do evento, que decorrerá em Alcoutim, na Escola Básica Integrada, dia 12 de abril, às 9h30, contará com a presença do presidente da Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves, do presidente da Região de Turismo do Algarve Desidério Silva, do grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, José Manuel Gonçalves Alves, e do diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, David Murta.

Durante o evento, realizar-se-ão dois showcookings pelos chefes Leonel Vieira e Milene Nobre, às 11h00 e 12h20, respetivamente.

Do programa constam ainda, a partir das 11h40, as comunicações “O Património Gastronómico enquanto atrativo local”, por Maria Manuel Valagão, reconhecida investigadora da alimentação, e “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”, por Jorge Queiroz, diretor do Museu de Tavira.

Comentários

pub