Albufeira mostrou ao reitor que é mais do que um concelho turístico

Quando se ouve falar em Albufeira, a associação ao turismo é natural, mas há muito mais a acontecer naquele concelho. […]

Quando se ouve falar em Albufeira, a associação ao turismo é natural, mas há muito mais a acontecer naquele concelho. Foi essa diversidade que a Câmara de Albufeira mostrou ao reitor, em mais uma visita do responsável máximo da Universidade do Algarve (UAlg) a um concelho da região, que teve lugar na terça-feira.

António Branco e a sua comitiva foram recebidos pelo executivo liderado por Carlos Silva e Sousa, e, apesar de também terem visitado projetos turísticos existentes naquele município, ficaram igualmente a conhecer entidades e empresas que trabalham na área da solidariedade social, saúde, vinicultura e até na investigação, ligada ao setor marinho.

Na visita, António Branco conheceu muitos ex-alunos da UAlg, algo que tem sido recorrente no périplo lançado há mais de um mês. Além disso, recolheu sugestões e desafios, para levar consigo para a instituição de Ensino Superior pública algarvia.

«Na Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, foram-nos apresentados projetos muito interessantes e propostas e desafios de colaboração na formação, que nos pareceram não apenas interessantes, mas também exequíveis. Levamos para dentro da universidade ideias para virmos a organizar cursos em conjunto com a SCM de Albufeira, que tem uma ação muito importante nesta área», revelou o reitor da UAlg, à margem da visita.

Este é apenas um exemplo do que poderá sair desta visita, que o executivo municipal albufeirense viu «com muitos bons olhos». «É de saudar esta iniciativa do reitor, porque a universidade, ao aproximar-se das autarquias, está a dar um sinal de abertura ao Algarve e aos algarvios», revelou o edil de Albufeira Carlos Silva e Sousa.

«Procurámos dar uma visão daquilo que é o concelho de Albufeira nas suas várias vertentes. Passámos desde a área social, ao turismo e iremos também focar a parte da agricultura na quinta de Cliff Richards e a produção de vinhos do Algarve. Quisemos dar uma visão global do concelho, para que o reitor  possa levar para dentro da universidade essa informação», resumiu.

Neste périplo, que começou com uma sessão nos Paços do Concelho, a comitiva da UAlg visitou a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, onde foi dado um especial enfoque ao projeto «En’Contacto».

De seguida, houve passagens no Hospital Particular de Albufeira e no Hotel Epic Sana, na Praia da Falésia, antes de rumar ao Zoomarine, um parque familiar que alia a «vertente turística, mas também de investigação» e cujo responsável «é um dos primeiros alunos a ser formado pela UAlg», salientou António Branco.

O grupo visitou, ainda, a Adega do Cantor, que foi construída com o intuito de produzir os vinhos Vida Nova e Onda Nova, pelo cantor britânico Cliff Richards. A visita terminou com uma passagem no Futebol Clube de Ferreiras.

«Em muitas das instituições que visitámos, encontrámos ex-alunos da UAlg, alguns deles em cargos elevados, o que dá, desde logo, uma nota de grande sintonia com a região e os seus empresários», disse Carlos Silva e Sousa.

Houve mesmo lugar a «elogios» da parte de algumas empresas à qualidade de formação da universidade, nomeadamente do Hospital, «onde a qualidade dos enfermeiros foi realçada» e «nas unidades hoteleiras», que também consideram útil a formação eu os seus quadros receberam na UAlg, segundo o presidente de Câmara.

 

Reitor faz «balanço muito positivo» do caminho trilhado até aqui

Antes da pausa para a Páscoa, o reitor da UAlg faz um balanço «muito positivo» das visitas que já fez a sete concelhos. «Creio que com a colaboração que temos tido da comunicação social, à medida que vai passando o tempo, se tornará ainda mais positivo», acredita.

«Creio que os municípios já perceberam que a nossa intenção é genuína e que nós estamos mesmo muito interessados em passar este dia com os responsáveis pelo concelho e que eles nos mostrem aquilo que consideram ser mais importante nos seus territórios», acrescentou.

Antes de Albufeira, António Branco já havia visitado Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos e Alcoutim. Até junho, haverá deslocações aos demais concelhos da região.

«A universidade é um fator importantíssimo para o Algarve ao nível da educação, formação e ciência. Se queremos evoluir e formar bem as gerações futuras, temos de investir fortemente na Universidade do Algarve», considerou, por seu lado, Carlos Silva e Sousa.

«Quer da parte do reitor, quer da minha parte, enquanto presidente da Câmara de Albufeira, teremos toda a abertura para que possamos colaborar cada vez mais nos diversos domínios», disse o edil.

Uma dessas áreas será o contributo da universidade com trabalhos de investigação e estudos. «Temos falado com o sr. presidente sobre a possibilidade de colaborar nessa área da investigação em turismo mais tradicional», do Sol e Praia, revelou António Branco. Quanto a nichos, a «universidade pode contribuir para o desenvolvimento do turismo com a sua investigação e estudos, algo que já faz».

Além do turismo, o mar que banha a praia é um dos grandes enfoques da UAlg no campo da investigação, através «de centros de investigação sobejamente conhecidos». «Vimos, nestas visitas a vários concelhos, experiências muito interessantes, nomeadamente de transferência de conhecimento nessa área económica», revelou.

Comentários

pub