ACTA e Cendrev trazem «Autos da Revolução» a Faro no dia 25 de Abril

A peça «Autos da Revolução», inspirada em textos de António Lobo Antunes, vai estar em Faro a partir dia 25 […]

A peça «Autos da Revolução», inspirada em textos de António Lobo Antunes, vai estar em Faro a partir dia 25 de Abril e até ao dia 11 de maio. Depois de ter tido a sua estreia em Évora, a 27 de março, Dia Mundial de Teatro, a co-produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e do Cendrev – Centro Dramático de Évora desce até Faro no dia da Revolução dos Cravos, para ser apresentada no Teatro Lethes.

É, de resto, o 25 de Abril que inspira a peça, encenada por Pierre-Etienne Heymann. «Desde os anos 80, António Lobo Antunes, ao dirigir o seu olhar para o passado, recusa-se a contribuir para a edificação duma lenda dourada do 25 de Abril. As personagens que cria nos romances que colocam a Revolução como tela de fundo não são nenhuns heróis, mas pessoas comuns, cheias de contradições, que levam uma vida anónima nas margens dos acontecimentos históricos», descreve o Cendrev.

Em palco, cruzam-se relatos de sete personagens: um operário carregador de mudanças, um banqueiro, a esposa de um contrarrevolucionário, uma camponesa explorada numa quinta, a governanta do dono da quinta, um militante político que foi preso e uma burguesa caridosa.

«Cada um recorda o seu 25 de Abril e conta o que sucedeu com ele. Desta confrontação nascem por certo perguntas inevitáveis com o andar do tempo: para quem foi feita a Revolução? De que Revolução se tratou?», continua a estrutura cultural eborense.

Em palco juntam-se os atores “algarvios” Bruno Martins, Mário Spencer e Tânia da Silva, bem como Jorge Baião, Maria Marrafa e Rosário Gonzaga.

Comentários

pub