Teatro das Figuras sugere espetáculos de Flamenco no fim-de-semana

O Teatro das Figuras acolhe esta sexta e sábado o X Festival de Flamenco de Faro, que trará a Faro […]

O Teatro das Figuras acolhe esta sexta e sábado o X Festival de Flamenco de Faro, que trará a Faro dois espetáculos que têm como elemento central esta dança típica da vizinha Espanha. Amanhã, sobe ao palco o espetáculo «Hombres Flamencos» e, no sábado, será vez de «Solera Flamenka» trazer cor e movimento ao teatro farense.

«Hombres Flamencos» junta em palco os bailarinos Francisco Mesa “El Nano” e Jesus Herrera. Estes “bailaores” têm uma carreira artística paralela, tendo em consideração que ambos coincidiram na prestigiosa Companhia Flamenca de Cristina Hoyos e no Ballet Flamenco de Andalucía.

«Depois de uma intensa carreira nestas 2 importantes Companhias de Baile Flamenco, ambos decidiram partir para projetos a solo. Este espetáculo, denominado simplesmente “Hombres Flamencos” enfatiza uma das características mais relevantes do baile flamenco masculino, ou seja, a velocidade e a força do sapateado que são verdadeiramente estonteantes», descreve o Teatro das Figuras. Os dois bailarinos serão acompanhados por Roque Acevedo, na guitarra e por Jesus Flores, na voz.

No sábado, o espetáculo proposto pela estrutura cultural farense é «Solera Flamenka», um “cuadro flamenco” que tem como protagonistas Víctor Bravo e Yasaray Rodriguez.

Víctor Bravo é Diretor de Baile do Museu Flamenco de Sevilha. Como intérprete, fez parte de algumas das mais relevantes Companhia flamencas: María Pagés, Lauren Postigo e Joaquín Cortés. Neste espetáculo Victor Bravo apresentar-se-á com a bailarina Yasaray Rodriguez, que em 2012 foi a vencedora de um dos Prémios mais importantes de baile flamenco de Espanha, o «La Perla de Cádiz».

«Em “Solera Flamenka” são recriados os sentimentos mais intrínsecos do ser humano, através do cante, do toque e do baile flamenco, como a dor, a raiva, a angustia, mas também os momentos mais festivos através de bulerías e alegrías», segundo o Teatro das Figuras.

O preço para cada um dos espetáculos é de 10 euros, podendo ser adquirido nas bilheteiras do Teatro das Figuras um bilhete para os dois dias, por 16 euros. O Festival de Flamenco de Faro de 2014 resulta de uma parceria entre a «IBéRICA Eventos & Espectáculos» e a empresa municipal Teatro Municipal de Faro.

Comentários

pub