Sete cidades algarvias vão estar hoje às escuras durante uma hora

Sete cidades algarvias aderem esta noite à Hora do Planeta, iniciativa do World Wildlife Foundation (WWF), cuja ideia é chamar […]

Sete cidades algarvias aderem esta noite à Hora do Planeta, iniciativa do World Wildlife Foundation (WWF), cuja ideia é chamar a atenção para a importância de mudar comportamentos, em benefício do desenvolvimento sustentável.

A Hora do Planeta, que começou em 2007, assinala-se no último sábado de Março e incentiva os cidadãos a desligar a eletricidade durante uma hora, entre as 20h30 e as 21h30.

Ao todo, no site da WWF Portugal, estão registadas 96 cidades participantes, em todo o país, mas muitas mais vão participar, mesmo não se tendo registado oficialmente.

Assim, no Algarve, as cidades registadas são Lagoa, Olhão, Lagos, Loulé e Quarteira. Mas outras já anunciaram a sua intenção de aderir à iniciativa, como Faro e Albufeira. No Alentejo, aderem, por exemplo, Odemira, Grândola, Reguengos de Monsaraz.

E o que vai cada uma delas fazer? Em Lagos, o Município vai desligar a iluminação de alguns edifícios e locais públicos: das Fontes da Barca e das 8 Bicas, da Fonte de São Gonçalo, das fontes ornamentais da Avenida dos Descobrimentos e do centro da cidade (atrás dos Antigos Paços do Concelho), na Rotunda da Rosa dos Ventos (Meia Praia), na Rotunda da Caravela, nas fachadas da Igreja de Santa Maria e do Forte Pau da Bandeira, assim como das Muralhas, no Jardim da Constituição e no Anel Verde. Fora da área urbana, será desligada a iluminação exterior do Moinho de Odiáxere e da Fonte do Largo do Poço, em Almádena.

Lagoa, por seu lado, vai desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho e convida também toda a comunidade a desligar todas as luzes das suas residências, estabelecimentos públicos e privados durante uma hora, na noite deste sábado.

Em Loulé, as luzes vão apagar-se nos seguintes monumentos emblemáticos do concelho: Paços do Concelho, Edifício Engº Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cine-Teatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé, em Loulé, e no Centro Autárquico e Junta de Freguesia de Quarteira, em Quarteira.

No âmbito da evolução desta campanha e do conceito “Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres”, a Autarquia de Loulé irá também desligar o standby de todos os equipamentos elétricos existentes no Município após o horário laboral.

Em Faro, o Município irá desligar as luzes do Arco da Vila entre as 20h30 e as 21h30 deste sábado. Na capital algarvia, a “honra” de desligar o interruptor caberá ao presidente da Câmara Rogério Bacalhau. E todos são convidados a aderir, bastando, para isso, desligar as luzes lá de casa e, já agora, todos os eletrodomésticos que for possível, durante aquela hora.

Albufeira desligará as luzes dos edifícios mais emblemáticos da cidade durante 60 minutos. Entre as 20h30 e as 21h30, a Autarquia vai deixar às escuras o edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca
Municipal Lídia Jorge, Galeria Municipal, Igreja Matriz e Igreja de Sant’Ana, ao mesmo tempo que
convida todos os munícipes a juntarem-se a esta ação, desligando as luzes das suas residências. num
sinal claro de apoio à sustentabilidade ambiental.

No Alentejo, o Município de Odemira adere à “Hora do Planeta”, desligando as luzes dos Paços do Concelho, da Ponte Pedonal e do Parque Municipal de Oficinas e Viaturas.

A cidade de Reguengos de Monsaraz participar apagando as luzes do edifício dos Paços do Município e do Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Em Grândola, ficarão sem luz monumentos e edifícios como a Universidade Sénior de Grândola, Estátua do Dr. Jacinto Nunes, Monumento à Liberdade, Monumento a José Afonso, Reservatório Elevado de Água na Praça do Município, Coreto, Cineteatro Grandolense, Edifício da Sociedade Musical de Fraternidade Operária Grandolense, Fachada do Pavilhão Desportivo José Afonso, Edifício Municipal dos Serviços de Educação e Cultura, Parque de Feiras e Exposições e Parque Desportivo Municipal.

Organizada pela WWF, a Hora do Planeta é comemorada em Portugal desde há três anos e “põe às escuras” monumentos como o Santuário do Cristo-Rei, a ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, os Palácios da Pena e Monserrate, o Castelo dos Mouros, em Sintra, Palácio do Infantado, em Samora Correia, o Santuário Nossa Senhora da Nazaré o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Pombal, o Castelo de Santa Maria da Feira e o Castelo de Bragança.

Este ano a novidade é a realização de uma grande aula de yoga em Lisboa e mais nove cidades portuguesas (Cascais, Oeiras, Santarém, Coimbra, Évora, Aveiro, Tomar, Portalegre e Batalha).

Em Lisboa, a aula, que será realizada à luz de velas e requer inscrição, será no Jardim da Tapada das Necessidades, onde decorrem ações de animação a partir da tarde, com demonstrações de produtos sustentáveis e massagens.

Lá fora, serão apagadas as luzes de monumentos como o Empire State Building, Tower Bridge, Castelo de Edimburgo, Portas de Brandenburgo, Torre Eiffel, Kremlin e Praça Vermelha em Moscovo, Ponte do Bósforo – que liga a Europa à Ásia – ou o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa.

Em 2013, a Hora do Planeta foi comemorada por mais dois mil milhões de pessoas, em 154 países, segundo a WWF.

 

Conheça a lista oficial das cidades que se preocupam com o futuro do nosso Planeta e o demonstram apoiando mais uma edição da Hora do Planeta:

1. Lagoa
2. Mondim de Basto
3. Vila Real
4. Ansião
5. Ponte da Barca
6. Alfandega da Fé
7. São Vicente
8. Ribeira Grande
9. Alenquer
10. Oliveira de Frades
11. Benavente
12. Esposende
13. Fafe
14. Nazaré
15. Cartaxo
16. Manteigas
17. Alvito
18. Vila Nova Paiva
19. Lisboa
20. Cascais
21. Oeiras
22. Tomar
23. Évora
24. Santarém
25. Aveiro
26. Coimbra
27. Aviz
28. Lajes das Flores
29. Góis
30. Guarda
31. Castelo de Vide
32. Vila Viçosa
33. Pinhel
34. Penacova
35. Elvas
36. Seixal
37. Olhão
38. Fornos de Algodres
39. Cuba
40. Portalegre
41. Santo Tirso
42. Almeirim
43. Borba
44. Trofa
45. Odemira
46. Vila do Conde
47. Ovar
48. Santa Comba Dão
49. Camara dos Lobos
50. Bragança
51. Cantanhede
52. Nelas
53. Madalena
54. Odivelas
55. Porto Moniz
56. Palmela
57. Sintra
58. Machico
59. Seia
60. Matosinhos
61. Funchal
62. Pombal
63. Mortágua
64. Penafiel
65. Felgueiras
66. Povoa Lanhoso
67. Lagos
68. Santa Maria Feira
69. Viana do Alentejo
70. Batalha
71. Angra do Heroísmo
72. Loulé
73. Quarteira
74. Grandola
75. Moimenta da Beira
76. Penela
77. Montemor-o-Novo
78. Lousã
79. Campo Maior
80. Torres Vedras
81. Barreiro
82. Calheta
83. Vila Nova de Gaia
84. Albufeira
85. Figueira da Foz
86. Águeda
87. Gouveia
88. Moita
89. Braga
90. Caldas da Rainha
91. Óbidos
92. Alvaiázere
93. Ourém
94. Peniche
95. Vale de Cambra
96. Famalicão

Comentários

pub