Será que a família está a ser devidamente apoiada?

“Família – A célula social está a ser devidamente apoiada?” é o tema do próximo debate Teia D’Ideias, marcado para […]

“Família – A célula social está a ser devidamente apoiada?” é o tema do próximo debate Teia D’Ideias, marcado para dia 26 de março, às 21 horas, na na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, numa organização da Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI), em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro.

Vinte anos passados do Ano Europeu da Família, o Parlamento Europeu decretou que 2014 seria o Ano Europeu da Conciliação entre a Vida Profissional e a Vida Familiar.

«Num contexto de crescentes exigências laborais, fruto da maior competitividade do mercado de trabalho e de uma Europa que vê crescer a sombra do desemprego, a vida familiar arrisca-se a ser colocada em segundo plano face à procura de condições materiais dignas. Eis um risco que traz sérios prejuízos à sociedade, ou não fosse a Família a sua célula primordial, o fundamento das gerações futuras», considera a Teia d’Impulsos.

«Unidade social e económica basilar, alicerce do indivíduo, escola de valores, salvaguarda de tradições e da vida em comunidade, a Família deve ser alvo de reflexão, em particular num momento de tão profundas transformações. Torna-se urgente pensar no seu papel na sociedade, quer no apoio às gerações mais jovens, cuja independência financeira tende a ser progressivamente adiada, quer na sua capacidade de assegurar às gerações mais velhas uma existência digna e um papel ativo no funcionamento do próprio organismo familiar», acrescenta a associação cívica.

Para debater estas e outras questões, o debate Teia D’Ideias contará com um painel de convidados constituído por Paula Braga (Grupo de Apoio à Família do Centro Hospitalar do Algarve), Alexandra Alexandre (Delegação Regional de Faro da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas), Maria Covas (Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve), Ana Vicente (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão) e Maria José Antunes (Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco).

Nuno Vieira representará a Teia D’Impulsos e Nuno Silva moderará o debate. A pausa para o café será assegurada pela Delta Cafés.

O convite está aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar ativamente no debate. Este será registado em formato áudio e transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub