Quem quer ir ao Mercado de Querença e correr 21 quilómetros na serra?

O próximo Mercado de Querença, que terá lugar, como sempre, no último domingo do mês e em março calha no […]

O próximo Mercado de Querença, que terá lugar, como sempre, no último domingo do mês e em março calha no dia 30, incluirá uma atividade diferente, a pensar nos mais corajosos: trail running.

Bruno Rodrigues, um dos elementos da equipa do Projeto Querença 2, campeão nacional universitário desta modalidade, vai dar a conhecer a corrida de montanha e preparou duas atividades livres, com diferentes graus de dificuldade.

O objetivo é divulgar a prática de corrida em trilhos, numa vertente de convívio. Nesse dia, serão realizadas duas corridas por trilhos da Serra do Caldeirão, à volta de Querença, sem carácter competitivo.

Um dos trilhos terá 11 quilómetros de 620 metros de desnível positivo, o outro terá 21 quilómetros de 1200 metros de desnível. Ambos terão uma extensão partilhada de 8,5 quilómetros.

Todos os trilhos estarão marcados, mas a organização anuncia que vão ser criados vários grupos, para que ninguém fique sozinho. «O percurso será previamente divulgado em detalhe e o track será disponibilizado. O grupo irá sempre unido ou formar-se-ão grupos dependendo do número de inscritos e a experiência dos atletas. Por esse motivo, e também por motivos de segurança, está disponível uma ficha de inscrição para que possa ser efetuada uma melhor organização do evento», anuncia Bruno Rodrigues.

Haverá um carro de apoio com abastecimentos (água + fruta). No entanto, aconselha-se a que os participantes levem um reservatório de água (do tipo “camelback”), chapéu ou gorro, impermeável, roupa quente, gel/barras energéticas, sapatilhas de trail e máquina fotográfica. O transporte de telemóvel com o contacto dos organizadores será obrigatório por motivos de segurança. Perto da data do evento será revisto o material de acordo com as previsões meteorológicas.

O início será às 9h30 no largo da Igreja Matriz de Querença, desde que as condições meteorológicas permitam que decorra com o mínimo de segurança para os atletas.

No final da corrida, que regressa ao ponto de partida, estará a decorrer o mercado mensal de Querença, onde os atletas – e todos os visitantes – poderão desfrutar das iguarias dos vários produtores e artesãos locais.

Informações: [email protected]

Ficha de inscrição aqui.

Comentários

pub