Projetos vencedores do «Ativar a Baixa!» abrem portas em Faro

Dois dos cinco projetos vencedores do concurso «Ativar a Baixa», que pretende promover a ocupação de lojas vazias da Baixa […]

Dois dos cinco projetos vencedores do concurso «Ativar a Baixa», que pretende promover a ocupação de lojas vazias da Baixa de Faro com novos negócios, oferecendo rendas a custos controlados, vão ser lançados no sábado. «Casa Apícola» e o «Atelier Pipoca» são os nomes das lojas que irão abrir as portas esta semana.

A primeira a ser inaugurada é a «Casa Apícola», projeto apresentado por Paula Duarte, que se dedicará à venda de produtos relacionados com o mel, como bolos, bombons, licores, sabonetes e lembranças de casamento, entre outros. Estão ainda planeados a realização de vários workshops e provas de mel. O lançamento decorrerá entre as 10 e as 12 horas.

Da parte da tarde, entre as 16 e as 19 horas, inaugura o «Atelier Pipoca», de Cristina Cadeirinhas, um espaço que colocará à disposição dos seus clientes produtos exclusivos e feitos-à-mão para bebés e crianças, como babetes, pega-chuchas, fraldas de algodão, bolsas para documentos, t-shirts, sacos para biberão, luvas de banho, lençóis para berço, mantinhas e bonecos de tecido. Os clientes podem, inclusivamente, solicitar a personalização dos acessórios ali adquiridos.

Na semana que vem, abrirá um terceiro negócio, que também beneficiará das condições vantajosas oferecidas pelo concurso promovido pela empresa municipal Ambifaro, em Câmara Municipal de Faro, a FARO 1540 – Associação e Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro e a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.

A «Baixa Hamburgueria» vai oferecer aos seus clientes hambúrgueres gourmet de carne, peixe e vegetarianos a que se associa um bar de gin gourmet. Sopas e saladas serão outra aposta deste negócio promovido por Cristina Padinha e Luís Carvalho.

O concurso, no âmbito do qual serão lançados estes e mais dois projetos, «visou facilitar a abertura de novos espaços comerciais em lojas que se encontravam devolutas há vários anos na zona comercial da Baixa de Faro». «Para além disso, o programa “Activar a Baixa!” passa por fomentar a revitalização e a dinamização da baixa farense, estimulando a iniciativa, a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor», segundo os seus organizadores. Recentemente, a iniciativa foi «convidada para participar num concurso a nível mundial de projectos de revitalização urbana».

«Enquanto se justificar, esta iniciativa continuará a decorrer anualmente e a organização convida todos os proprietários de lojas que se encontrem devolutas a aderir a esta iniciativa, disponibilizando os seus espaços para este projeto através de um arrendamento a “custos controlados”. Para isso, deverão contactar a Ambifaro para formalizar o seu interesse na adesão a esta iniciativa», concluiu a empresa municipal farense.

Comentários

pub