Polis vai requalificar marginal entre Santa Luzia e Pedras d’el Rei

Uma ciclovia, mais estacionamento e zonas de passeio e estadia vão ser criadas na estrada marginal que liga a localidade […]

Uma ciclovia, mais estacionamento e zonas de passeio e estadia vão ser criadas na estrada marginal que liga a localidade tavirense de Santa Luzia ao empreendimento Pedras d’el Rei e à Praia do Barril. A Sociedade Polis Ria Formosa já lançou o concurso público para a empreitada de «Requalificação Paisagística da Marginal entre Pedras d’el Rei e Santa Luzia», em Tavira, uma obra que deverá custar cerca de 600 mil euros.

Com esta intervenção, pretende-se organizar o espaço adjacente à zona lagunar, ao longo da marginal de Santa Luzia, «um local com grande utilização no verão, por residentes e visitantes, nacionais e estrangeiros, que se caracteriza actualmente por uma utilização desordenada, cuja pressão gera conflitos de uso», que interferem com a Ria Formosa.

Junto ao empreendimento de Pedras d’el Rei, a zona por onde se acede à Praia do Barril, «propõe-se a materialização de uma pequena praça, com alguns equipamentos de apoio à estadia e o acesso ao cais de embarque, o que permitirá a entrada de veículos de emergência e de manutenção».

«Ao longo do passeio marginal, propõe-se um perfil transversal com eixo viário, seguido de estacionamento automóvel, provido de caldeiras de árvores para sombreamento, e de uma faixa para instalação de mobiliário urbano e de sebes arbustivas. Adjacente a esta faixa é proposta uma ciclovia e, junto ao talude existente, é proposta uma zona de circulação pedonal em calçada, definindo assim o limite do passeio marginal», descreve a Sociedade Polis Ria Formosa, numa nota de imprensa.

Segundo aquela entidade, nas zonas em que não há largura suficiente para construir todos estes elementos, será dada primazia à ciclovia, por ser pedonal e ciclável e ao estacionamento, em detrimento dos passeios, mobiliário urbano e caldeiras de árvores. «Deste modo, assegura-se a utilização ordenada do espaço e protege-se a zona lagunar adjacente, conseguindo-se todo o conforto com a definição dos diferentes usos e com o uso da vegetação que irá proporcionar o sombreamento necessário», acredita a Polis.

A Sociedade Polis vai receber propostas para a execução desta obra até ao dia 28 de abril, seguindo-se a sua avaliação, os variados trâmites legais e consequente adjudicação da empreitada, que está prevista para o segundo semestre deste ano. A partir desse momento, o vencedor terá 240 dias, cerca de seis meses, para concluir a intervenção.

«A inaugurar no decurso de 2015, a requalificação da Marginal Pedras d’el Rei – Santa Luzia permitirá a melhoria das condições de fruição de um importante espaço de encontro entre os cidadãos e um dos seus elementos patrimoniais e ambientais mais valiosos, a Ria Formosa, salvaguardando o conforto dos utilizadores e contribuindo igualmente para uma mais eficaz preservação dos valores naturais», conclui a mesma entidade.

 

Saiba aqui mais sobre a obra da marginal de Santa Luzia a Pedras d’El Rei.

 

 

Comentários

pub