Polis Litoral Sudoeste assume reparação de danos na costa de Aljezur

As obras para reparação dos danos causados pelos temporais de janeiro e fevereiro na costa de Aljezur, no valor de […]

As obras para reparação dos danos causados pelos temporais de janeiro e fevereiro na costa de Aljezur, no valor de 280 mil euros, serão assumidas e pagas pela Sociedade Polis Litoral Sudoeste.

José Amarelinho, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, manifestou, em declarações ao Sul Informação, o seu contentamento por esta decisão. «Não fazia sentido a Sociedade Polis estar a requalificar o litoral e depois não assumir estas obras», disse o autarca.

Amarelinho acrescentou que os trabalhos vão decorrer entre a última quinzena de Abril e a primeira quinzena de Junho, de modo a tudo estar pronto «para a época balnear».

«Os trabalhos mais pesados, a exigir muitas horas de máquinas, são os da desobstrução da foz das três ribeiras – Bordeira, Odeceixe e Amoreira», acrescentou o edil de Aljezur, adiantando que também serão feitas recargas de areia nas zonas mais afetadas pelos temporais.

A Câmara de Aljezur tinha pedido, em janeiro, às entidades competentes, em particular ao Ministério do Ambiente, que fosse a administração central a assumir as obras tornadas urgentes pelos temporais do início do ano.

Entretanto, em resposta a esta reivindicação, o Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste comunicou à autarquia que as ações de reparação de danos no litoral no Município de Aljezur, incluindo todas as situações identificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na zona de intervenção do Polis Litoral Sudoeste, serão executadas no âmbito da Intervenção de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, estando o seu financiamento assegurado.

A preparação dos elementos para o lançamento dos concursos está já a ser concertada com o Município de Aljezur, a Administração das Região Hidrográfica do Algarve/APA e o ICNF.

As obras a fazer passam pela mitigação do risco nos acessos ao Pontal da Carrapateira e Praia da Bordeira, onde será feita a adaptação das estruturas de apoio (passadiços) à praia a condições extremas de agitação marítima, para evitar a repetição dos estragos.

Nos portinhos da Arrifana e Forno, será feito o reacondicionamento de blocos de pedra deslocados pelas ondas, bem como a reparação e reforço das rampas de acesso das embarcações, e ainda a limpeza das baías.

No portinho da Arrifana, irá também ser avaliado o estado do molhe, sendo feito um projeto de execução para a respetiva reparação.

Nas Praias da Amoreira, Bordeira, Monte Clérigo e Arrifana, prevê-se a desobstrução das fozes das ribeiras e a recarga de areais.

No caso da Praia de Odeceixe, além da desobstrução da foz da ribeira e da recarga do areal, serão igualmente colocadas paliçadas e regeneradores dunares, no sentido de melhorar a defesa contra o galgamento.

Além destas intervenções, haverá também reparações pontuais em escadarias e passadiços em diversas zonas e praias.

Os temporais de janeiro e fevereiro na costa ocidental, além de terem destruído passadiços em madeira, acessos e estruturas de apoio balnear, provocaram ainda prejuízos nos portinhos de pesca da Arrifana e do Forno, bem como obstruíram a foz das ribeiras, levando ao alagamento das várzeas a montante.

Comentários

pub