Plantação da Árvore do Centenário assinalou Dia da Árvore em São Brás

A Árvore do Centenário da República foi plantada esta sexta-feira, dia 21 de março, na Praça da República, em São […]

A Árvore do Centenário da República foi plantada esta sexta-feira, dia 21 de março, na Praça da República, em São Brás de Alportel, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

Numa cerimónia informal, o pequeno sobreiro que fora plantado em celebração do I Centenário da República Portuguesa, em 2010, é agora transposto para ocupar o lugar que lhe estava destinado no coração da vila.

O sobreiro que foi designado A Árvore do Centenário esteve a crescer durante três anos, na Quinta do Peral, Centro de Interpretação e Educação Ambiental do município, para ser depois plantado na Praça da República, num gesto simbólico, que toma ainda mais significado no ano em que o concelho de São Brás de Alportel celebra o seu Centenário. Um município filho da República que, nesta Praça, ora em requalificação, lhe presta a merecida homenagem.

O momento foi assinalado na presença do presidente da Câmara Vítor Guerreiro, dos vereadores Acácio Martins e Marlene Guerreiro, do administrador delegado da Algar, Macário Correia, do representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Francisco Keil do Amaral, da sub diretora do Agrupamento de Escolas, Nídia Amaro, e de um conjunto de técnicos da autarquia, e contou com a participação muito especial de cerca de 50 alunos de duas turmas da Escola EB n.º1 que se encontram envolvidos no “Projeto Devolver a Vida à Serra”.

Como forma de sensibilizar os mais novos para o importante papel desempenhado pelas árvores na Natureza e na nossa qualidade de vida, na data em que se assinala o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, foram desenvolvidas duas outras ações em duas escolas do Parque Escolar: na Escola EB1/JI e no Jardim de Infância de São Brás de Alportel foram plantadas e regadas duas tamargueiras com a ajuda de alguns alunos que estavam repletos de entusiasmo e motivação.

Cânticos e leitura de poesia marcaram as boas-vindas que as Escolas e a Praça da República deram aos seus novos residentes, num dia que será assinalado por todo o concelho com diversas iniciativas e ações de sensibilização junto da comunidade são-brasense.

Durante a tarde, o programa de comemorações prosseguiu nalguns estabelecimentos de ensino e permitiu dotar o espaço exterior do Espaço Multiusos do Bairro Social de um novo cordão verde solidário com a plantação de um conjunto de árvores, numa colaboração da Algar com a parceria da Associação In Loco e projeto LINKA-te, que trabalha com os jovens do concelho.

Um verdadeiro “cordão verde” em prol da solidariedade e da inclusão social.

Comentários

pub