Misericórdia e Paróquia de Albufeira retomam tradição pascal perdida há 40 anos

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, em colaboração com a paróquia local, vai retomar, na noite de […]

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, em colaboração com a paróquia local, vai retomar, na noite de Quinta-Feira Santa, uma tradição perdida há mais de quarenta anos: a Procissão dos Painéis.

Trata-se da procissão efetuada na noite de Quinta-Feira Santa na qual, por tradição, a Irmandade transporta os Painéis  da Misericórdia numa procissão marcada pela luz de velas e archotes, acompanhada pelo som da matraca e o marcar de ritmo dos tambores.

Esta cerimónia de grande relevância cultural pretende reativar uma tradição perdida há mais de quarenta anos, cuja realização reflete o esforço conjunto, não só dos Irmãos da Santa Casa, como o da Paróquia, na pessoa do Cónego José Rosa, com o apoio do  Município de Albufeira.

A Procissão terá lugar no dia 17 de abril, às 21h00, com início da Capela da Misericórdia de Albufeira, passando pela Igreja de Santa Ana e terminando na Igreja Matriz, onde terá lugar a Adoração do Santíssimo.

«Pelo cariz religioso e cultural inerente a este evento, convidamos toda a comunidade de Albufeira a participar nesta cerimónia, a qual será sem dúvida um momento marcante desta Semana Santa», salienta a Irmandade.

No dia 18 de abril, às 17h00, no âmbito das celebrações da Sexta-feira Santa, será celebrada na Igreja Matriz, a Paixão do Senhor da Cruz, Comunhão e Procissão do Enterro do Senhor, cerimónias nas quais a Irmandade também participará.

Comentários

pub