Ministro da Economia confirma: «Governo está a estudar fusão da Refer e Estradas de Portugal

O ministro da Economia confirmou hoje, em Albufeira, que o Governo «está a estudar com interesse» e «profundamente» o projeto […]

O ministro da Economia confirmou hoje, em Albufeira, que o Governo «está a estudar com interesse» e «profundamente» o projeto de fusão entre a Refer e as Estradas de Portugal, confirmando assim a notícia avançada esta manhã pelo Diário Económico.

Pires de Lima esclareceu que «não existe nenhuma decisão tomada relativamente a essa hipótese de fusão», mas confirmou que esse é «um projeto que o Ministério de Economia está a estudar com interesse porque pode corresponder a uma boa gestão ou racionalização de entidades públicas relevantes».

O governante, que visitava o resort turístico da Herdade dos Salgados, em Albufeira, onde está a decorrer uma mega-operação da Mercedes que traz ao Algarve, ao longo de 10 semanas,15 mil pessoas de todo o mundo, não se quis comprometer com um prazo para o fim desse estudo e a tomada de decisão.

«Não vamos marcar nenhum calendário», disse Pires de Lima.

O Diário Económico adiantou hoje que o Governo está a estudar uma fusão entre a Refer e a Estradas de Portugal, com vista a criar um único player nacional no setor das infraestruturas de transportes. Em cima da mesa está a criação de uma nova empresa pública com mais de 4 mil funcionários.

A concretizar-se este plano de fusão, o novo grupo terá mais capacidade para resolver os seus problemas financeiros, numa altura em que se perspetivam novos investimentos em infraestruturas estratégicas, nomeadamente na ferrovia, que passou a ser a grande prioridade dos fundos comunitários.

Em 2013, a Estradas de Portugal teve um lucro de 15 milhões de euros, face a 37 milhões de euros no ano anterior. Já a Refer fechou 2012 com um ativo de 4,6 mil milhões e um passivo de 6,4 mil milhões.

Comentários

pub