Miguel Mouzinho vence 3ª etapa do Circuito de Surf do Algarve

Miguel Mouzinho (Lagos) venceu a 3ª Etapa do Circuito de Surf do Algarve (CSA) 2014, na Praia da Rocha, Portimão, […]

Miguel Mouzinho (Lagos) venceu a 3ª Etapa do Circuito de Surf do Algarve (CSA) 2014, na Praia da Rocha, Portimão, e assumiu a liderança do ranking Open. Guilherme Ribeiro (Costa da Caparica) fez a segunda dobradinha consecutiva nas categorias Sub-12 e Sub-14 e assegurou já a renovação do seu título de campeão Sub-14 CSA, quando falta apenas uma etapa para a conclusão do circuito.

A prova deste fim-de-semana foi organizada pela escola de surf Playsurf e pelo Iate Clube da Marina de Portimão, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf.

A 3ª Etapa CSA 2014 decorreu sob condições meteorológicas adversas, marcadas sobretudo por vento onshore muito intenso, particularmente no primeiro dia, sábado, com força variável entre os 25 e os 30 knots (50 a 70 km/h). O mar esteve pequeno e desordenado, com picos múltiplos de meio-metro, num cenário que colocou fortes dificuldades aos 62 atletas que competiram nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Feminino, Open e Longboard.

O ex-WCT Marlon Lipke (Lagos), anunciado pela organização e escalonado nas baterias Open, não compareceu na prova. Com 24 atletas no Open, esta categoria rainha dominou a jornada competitiva ontem, sábado, dia em que ficaram concluídas as competições nas categorias Longboard, Sub-16 e Open.

Miguel Mouzinho varreu a categoria Open, ao vencer todas as baterias que disputou desde os oitavos-de-final. A grande surpresa nesta categoria foi a eliminação precoce, logo nos oitavos-de-final, da estrela local Paulo Almeida.

Na final Open, Miguel Mouzinho manteve a consistência e venceu em condições que o próprio considerou “difíceis”. Quatro vezes consecutivas vencedor do Circuito de Surf do Algarve até 2012, Miguel Mouzinho assumiu a liderança do ranking Open CSA 2014, com a vitória nesta etapa e dois terceiros lugares nas duas primeiras etapas.

O campeão CSA 2013, Francisco Canelas (Portimão) não manteve o nível da sua boa exibição na meia-final e terminou a final Open de ontem em terceiro, atrás de Tomás Alcobia (Lagos).

Guilherme Ribeiro na final sub-12

O quarto classificado foi o jovem de 16 anos Jakob Lilienweiss (Tavira), que, em Abril, vai representar a selecção da Alemanha em Sub-18 no Mundial de Surf Junior, no Equador.

Ainda no sábado, Manuel Mestre (Faro) venceu a final direta de Longboard disputada por cinco atletas, entre os quais não esteve o vencedor das duas etapas anteriores nesta categoria, Luís Esteves, por estar a recuperar de uma lesão num pé.

Em Sub-16, a etapa foi ganha por António Silveira (Portimão), que se impôs no duelo com Bruno Gregório (Quarteira – Algarve Surf Clube), segundo classificado Sub-16 e Sub-14.

No domingo, foram disputadas as finais Sub-12, Feminino e Sub-14, com menos chuva e vento forte, mas um pouco menos intenso. Yolanda Sequeira-Hopkins (Quarteira) venceu pela segunda vez consecutiva em Feminino e reforçou a sua candidatura à renovação do título de campeã do circuito.

O herói do dia foi o pequeno Guilherme Ribeiro, 11 anos de idade, que venceu de forma categórica as finais nas categorias Sub-12 e Sub-14, repetindo a dobradinha conquistada na 2ª Etapa, em Quarteira-Vilamoura.

O jovem atleta da Costa de Caparica é campeão CSA 2013 em Sub-12 e Sub-14. No circuito deste ano venceu todas as etapas disputadas nas duas categorias: 3 em Sub-14 e 2 em Sub-12 (esta categoria não foi disputada na 1ª Etapa porque o mar em Faro estava demasiado forte).

O CSA 2014 é constituído por 4 etapas e os três melhores resultados contam para o ranking final. Com três vitórias em Sub-14, Guilherme Ribeiro já assegurou a revalidação do título de campeão do circuito nesta categoria.

A 3ª Etapa CSA 2013 teve apoio da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão. Os prémios dos finalistas foram oferecidos pela Secret Spot surf shop, Central skate shop, Guys and Dolls, Komunity Project by Kelly Slater e Ocean Beach surfboards design. A Pizzaria L´Angolo, em Alvor, providenciou o almoço ao ‘staff’ na praia, no sábado.

O Circuito de Surf do Algarve vai agora entrar em pausa. A 4ª Etapa (última) CSA 2014 será disputada na Praia do Amado, provavelmente, em Setembro, organizada pelo Algarve Surf Clube. A data certa ainda não está definida.

Bruno Freitas, da Playsurf, revelou que a etapa poderá ser marcada no fim-de-semana anterior à passagem do Circuito Nacional de Esperanças, dias 6 e 7 de Setembro, pela Praia do Amado.

Tiago Matos, da Federação Portuguesa de Surf, disse que a data da última etapa CSA 2014 será decidida na próxima quarta-feira (5 de Março).

 

Finais 3ª Etapa (Praia da Rocha) – Circuito de Surf do Algarve 2014

Open

1. Miguel Mouzinho (Lagos)

2. Tomás Alcobia (Lagos)

3. Francisco Canelas (Portimão)

4. Jakob Lilienweiss (Tavira)

 

Sub-16

1. António Silveira (Portimão)

2. Bruno Gregório (Quarteira – Algarve Surf Clube)

3. Tomás Ribeiro (Costa de Caparica)

4. Francisco Inácio

 

Sub-14

1. Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica)

2. Bruno Gregório (Quarteira – ASC)

3. Ricardo Augusto (Portimão)

4. Michael Conlan (Vilamoura)

 

Sub-12

1. Guilherme Ribeiro (Costa de Caparica)

2. Diogo Pereira (Portimão)

3. Gabriel Ribeiro (Ericeira)

4. André Dias (Faro)

 

Feminino

1. Yolanda Sequeira-Hopkins (Quarteira – Clube Naval de Portimão)

2. Nádia Reis (Portimão)

3. Inês Martins (Faro)

4. Inês Pascoal (Vilamoura)

 

Longboard

1. Manuel Mestre (Faro)

2. Nuno Correia (Sines)

3. Inês Martins (Faro)

4. Isac Felizardo (Portimão)

5. Catarina Gomes (Faro)

 

 

Comentários

pub