Miguel Martinho vence prova de windsurf no Alqueva

O algarvio Miguel Martinho venceu de forma categórica a primeira etapa do Campeonato Campofrio Alqueva Formula Windsurfing 2014, disputada no […]

O algarvio Miguel Martinho venceu de forma categórica a primeira etapa do Campeonato Campofrio Alqueva Formula Windsurfing 2014, disputada no lago da Barragem do Alqueva, com base no Centro Náutico de Monsaraz, entre os dias 1 e 4 de Março.

O atleta de Portimão, campeão europeu de Formula Windsurfing 2013, impôs-se na luta direta contra três velejadores do top 15 mundial e venceu a prova com pontuação perfeita, após ter ganho 10 das 13 regatas realizadas durante o campeonato.

Esta prova contou para quatro rankings: Campeonato de Portugal, Campeonato Ibérico de Águas Interiores, Campeonato da Europa (Euro Cup Tour) e ranking mundial da classe Formula Windsurfing.

Um dos atletas a competir no Alqueva foi, precisamente, o líder do ranking mundial em 2013, Valentin Brault (França), que terminou a prova em 3º lugar e conseguiu vencer 2 das 13 regatas.

Os outros dois velejadores top 15 mundial – além do próprio Miguel Martinho – foram o estoniano John Kaju (vencedor de uma regata e 2º classificado na prova) e o italiano Marco Begalli, 4º classificado.

Miguel Martinho, 38 anos, não deu qualquer hipótese aos adversários e concluiu a prova com pontuação perfeita (10 pontos em 10 regatas).

O objetivo é fazer o mínimo possível de pontos e neste caso o mínimo possível era 10 pontos, uma vez que os atletas puderam descartar 3 regatas. Miguel Martinho descartou um segundo lugar e dois terceiros lugares em regatas e pontuou apenas as 10 vitórias, um ponto por cada. O segundo classificado somou 24 pontos.

Miguel Martinho (vela vermelha) em despique com o francês Valentin Brault, número 1 do Mundo em 2013 (vela azulada)

“Foi um grande campeonato. Não é fácil ganhar 10 regatas em 13 contra atletas de top mundial. Deu para ver como estou e é uma boa motivação para o mundial”, que vai decorrer nos Açores, em Abril, disse Miguel Martinho ao Sul Informação.

O atleta algarvio explicou uma das razões do sucesso: “Recebi uma prancha nova da Starboard no dia em que viajei e testei a prancha já na prova. É muito boa”.

Satisfeito com o resultado, Miguel Martinho elogiou o local da prova – “o maior lago artificial da Europa” – pelo enquadramento paisagístico e pelas excelentes condições de vento; e agradeceu à namorada: “Temos uma filha bebé e a minha namorada fica mais tempo com ela sozinha para eu poder treinar e ir às provas. É uma grande ajuda”, disse o campeão.

 

Resultados dos 4 atletas algarvios em prova no Alqueva

1. Miguel Martinho (Master) – 10 pts

8. Vasco Chaveca (Master) – 74 pts

10. Luís Fonseca (Master) – 95 pts

17. João Laranjo (Grand Master) – 158 pts

 

 

Comentários

pub