Lagos recolheu muitas rolhas e mais óleos usados para reciclagem

Perto de 50 quilos de rolhas de cortiça e pouco mais de quatro toneladas de óleos alimentares usados foram recolhidas […]

Perto de 50 quilos de rolhas de cortiça e pouco mais de quatro toneladas de óleos alimentares usados foram recolhidas em Lagos, no ano de 2013, anunciou a Câmara local.

Assim, revela a Câmara de Lagos, nos «Rolhinhas» distribuídos pelos edifícios municipais e escolas do concelho, foi recolhido um total de 47,30 quilos de rolhas de cortiça, o que corresponde a um ligeiro decréscimo (na ordem dos 31,6%,) em comparação com 2012. A autarquia explica que, «segundo os serviços municipais da área do ambiente, [o decréscimo] poderá estar relacionado com a redução no consumo».

O local onde se registou uma maior quantidade de rolhas de cortiça, em 2012, foi na Escola JI/ EB1 da Ameijeira, com 31,81 quilos.

No ano passado, constatou-se que foram as instalações da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, situadas no Chinicato, que conseguiram juntar mais rolhas, mais concretamente 26,80 quilos, seguindo-se o Edifício Paços do Paços Concelho Séc. XXI, com 12,10 quilos de rolhas recolhidas.

Mais uma vez, em 2013, este projeto foi “abraçado” pelas seguintes escolas do concelho: EB1/JI de Santa Maria, EB1 Ameijeira, Escola EB1 Odiáxere, EB1 nº 1 de Lagos, EB1/JI de Espiche, EB1/JI nº 3 e Escola EB1 da Luz.

O Green Cork é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça que tem como objetivo a transformação das rolhas usadas noutros produtos.

Em termos gerais, este projeto pretende ajudar o ambiente de três formas: 1) na redução de resíduos; 2) na defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico (e do próprio montado), 3) na plantação de novas árvores (de acordo com informações fornecidas pela Quercus, cada quilograma de rolhas recicladas equivale a uma árvore plantada e cuidada).

O Município de Lagos se associou, em novembro de 2010, à Quercus, na promoção da campanha de recolha de rolhas de cortiça no concelho.

 

Mais óleos alimentares usados recolhidos

No que diz respeito aos OAU – Óleos Alimentares Usados, no ano de 2013 foram recolhidas dos 12 oleões distribuídos pelo Município de Lagos cerca de 4,01 toneladas, o que corresponde a um ligeiro aumento nas quantidades recolhidas face ao ano anterior (na ordem dos 14,5%), o que, segundo a autarquia, traduz «uma forte adesão da população ao projeto».

Constatou-se ainda que os meses de janeiro, julho e outubro foram os que registaram uma maior quantidade de OAU recolhido, com valores de: 460, 493,20 e 440,80 quilos, respetivamente.

O oleão existente junto ao Mercado de Santo Amaro é o que continua a apresentar uma maior produtividade, com cerca de 1,5 toneladas de OAU recolhidas ao longo de 2013.

Além das quantidades recolhidas nos oleões, foi ainda possível recolher nos estabelecimentos de ensino do município que aderiram a este projeto cerca de 2,2 toneladas de OAU, revelando um grande envolvimento da população escolar.

Neste caso, as escolas participantes foram a Escola EB1 de Bensafrim, Escola EB1 de Espiche, Escola JI/EB1 de Santa Maria, Escola JI/EB1da Ameijeira, Escola EB1 nº 1 de Lagos e Escola Secundária Júlio Dantas.

Fique a conhecer informações mais detalhadas sobre estes assuntos em www.cm-lagos.pt (item Ambiente).

Comentários

pub