Jardim do centro de Portimão veste-se de tricot e crochet para saudar a Primavera

«É para isto que serve a reforma», disse Filomena, professora reformada, a Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, sua […]

«É para isto que serve a reforma», disse Filomena, professora reformada, a Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, sua antiga colega de trabalho na escola. Filomena foi uma das muitas pessoas que contribuiu para florir o Jardim 1º de Dezembro, mas de uma forma especial, neste Dia Mundial da Floresta: com crochet e tricot coloridos.

É que as árvores do Jardim 1º de Dezembro, frente ao Teatro Municipal de Portimão, apresentam-se a partir desta manhã vestidas de cores vivas, com peças em tricot e crochet e outros materiais criativos criados ao longo dos últimos meses por mais de uma centena de seniores de diversos grupos e instituições de Portimão, no âmbito do projeto comunitário “Vamos dar as Boas Vindas à Primavera”, e que poderão ser vistos no local até ao final da estação primaveril.

Cada entidade participante adotou uma árvore deste jardim, tendo os seniores trabalhado especificamente na sua decoração, num projeto que envolveu o empenho e entusiasmo de cerca de 150 seniores da ASAP – Associação Sénior e Autodidata de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Portimão, Associação de Reformados do Pontal – Portimão e Não Só, Lares da Raminha e Diogo Gonçalves do Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, Centro de Convívio Sénior de Portimão, ICP – Instituto de Cultura de Portimão, Lar Esperança / Acrescentalegria, Grupo Tricotar Ideias da Casa Manuel Teixeira Gomes.

No jardim, sentada num dos bancos revestidos a azulejo, até estava a D. Custódia, uma boneca em tamanho natural, tricotada em várias cores e a várias mãos, com os seus dois cãezinhos…e o saco de plástico preto para recolher o cocó do cão…

Nas árvores, além de troncos coloridos, havia ainda aves, borboletas, flores de todas as cores e até estranhos frutos. De vez em quando, as borboletas verdadeiras até se enganavam, estonteadas por esta explosão de cor.

Passeando pelo jardim e tirando muitas fotos a tudo, acompanhando cada uma com um comentário entusiástico, estava o casal de reformados suecos Sven e Alma Stromberg. «Estamos a passar férias no Algarve, na nossa autocaravana e estávamos a passar aqui quando vimos este jardim maravilhoso! Muito bonito!», disse Sven ao Sul Informação.

«Quem foi o responsável por esta ideia tão bonita?», perguntou Alma à repórter. «Foi a Câmara Municipal de Portimão, está ali a presidente e a vereadora». E o casal lá foi até junto de Isilda Gomes, tentando tirar uma fotografia com a autarca. «É para pôr no Facebook. Os nossos filhos e netos estão a seguir a nossa viagem, através das fotografias que vamos postando. Estas vão ser um sucesso!».

Hoje de manhã, o programa assinalou, em simultâneo, o Dia Mundial da Poesia, tendo havido no Jardim 1º de Dezembro e na zona comercial do centro da cidade, momentos de música e declamações de poemas, com a participação dos Guardiões do Destino – Associação de Solidariedade Social, do Tipo – Teatro Infantil de Portimão, do grupo de música tradicional e popular portuguesa Os Barlaventinos e dos alunos de Teatro e Expressão Dramática do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Mesmo que toda a animação já tenha passado, o Jardim 1º Dezembro, em Portimão, merece agora uma visita, para ver de perto este original jardim.

Comentários

pub