Inovação Agrícola e Agrobusiness revelam-se com a «Terra Fértil» na Ovibeja

A 31ª Ovibeja, que se realiza de 30 de Abril a 04 de Maio, revela “Terra Fértil – Mostra de […]

A 31ª Ovibeja, que se realiza de 30 de Abril a 04 de Maio, revela “Terra Fértil – Mostra de Inovação Agrícola e Agrobusiness” como tema central.

A organização do certame salienta que, «de entre as palavras-chave a partir das quais foram construídos o conceito e a exposição temática que vai ser apresentada, partilhada e participada pelo público visitante, destacam-se reconversão agrícola, novas culturas, inovação e investigação, agricultura de precisão, agronegócio, marketing rural».

«As alterações estruturantes que têm vindo a ser operadas na agricultura, fruto, em grande medida, da persistência e do investimento dos agricultores, são reveladas através da apresentação e demonstração de inovações agrícolas em várias categorias e áreas de atuação», acrescenta ainda a organização da Ovibeja.

Os projetos apresentados em “Terra Fértil” relacionam-se com a reconversão agrícola operada por via do regadio de Alqueva, mas não só.

A inovação agrícola e agrobusiness vão ao encontro da valorização e aperfeiçoamento de toda a cadeia de valor dos produtos e serviços agroalimentares que começa nas pessoas que fazem da agricultura o seu modo de vida, também enquanto guardiões da natureza, e termina na melhoria da comunicação de todo o processo ao público em geral e ao consumidor.

Com recurso a meios audiovisuais e multimédia, o espaço expositivo, integrado no Pavilhão Sabor Alentejo, está a ser concebido com uma forte componente de design gráfico e de ambientes, cruzando elementos gráficos com elementos do campo e da natureza que transportem o visitante ao contexto em que as inovações decorrem.

Transversais a todo a feira, a inovação agrícola e os agronegócios vão criar pontos de contacto em diferentes espaços, de entre os quais se destaca a Alameda principal e o Campo da Feira, uma zona de demonstração do que de melhor se faz a nível produtivo, de investigação e de equipamentos agrícolas.

Apresentação de projetos, demonstração e degustação de produtos, debates e workshops são outras formas de “Terra Fértil” ir ao encontro dos visitantes da feira. Os projetos inovadores vão ser submetidos, através de concurso, à apreciação dos visitantes que poderão votar nos da sua eleição.

O projeto “Terra Fértil” está a ser concebido e revela-se ao público da Ovibeja com o apoio de vários parceiros, de entre os quais se realçam o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, o Instituto Politécnico de Beja e o Centro Operativo e Tecnologia de Regadio.

A Ovibeja, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Beja, é organizada pela ACOS – Agricultores do Sul.

 

Comentários

pub