Igualdade de género e violência doméstica são tema de seminários em Portimão

A AHME – Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras vai promover, nas próximas semanas, em parceria com a Câmara Municipal Portimão, […]

A AHME – Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras vai promover, nas próximas semanas, em parceria com a Câmara Municipal Portimão, dois seminários de sensibilização para a temática da igualdade de género e do combate ao tráfico de seres humanos e à violência doméstica.

A iniciativa está marcada para a Casa Manuel Teixeira Gomes e integra o projeto Equal Rights & Equal Duties, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Nos dias 27 e 28 de março, entre as 9h00 e as 17h00, o seminário “Igualdade de Género” abordará temas como a evolução de mentalidades, os aspetos da situação atual das mulheres e dos homens em Portugal, os conceitos e a intervenção integrada para a mudança, bem como um guião individual para a promoção da igualdade.

Conta com a participação das psicólogas e formadoras especializadas Carla Xavier e Pamela Rodrigues, destinando-se esta primeira ação a técnicos e/ou profissionais das áreas da educação, saúde, recursos humanos, apoio e serviço social.

O segundo seminário, intitulado “Saúde e Violência de Género”, está marcado para 4 de abril entre as 14h00 e as 18h00, sendo tratadas questões do âmbito da saúde pública e dos comportamentos de risco associados ao género e à violência, homossexualidade, representações de género, maternidade na adolescência, comportamentos violentos e atendimento.

Participa a psicóloga clínica Ana Patrícia Silva, especializada em violência conjugal e no atendimento, encaminhamento e apoio às vítimas.

Esta ação destina-se a formar profissionais de saúde em tópicos como o seu papel a nível de atitudes, crenças, vivências e perceções face à violência de género, qual a importância do trabalho em rede e a criação de novas estruturas sociais e desfragmentação de pessoas e grupos, focando ainda a saúde pública em contexto multicultural em termos de hábitos, crenças e rituais.

As inscrições são gratuitas em ambos os seminários, devendo os interessados manifestar a sua vontade em participar através do e-mail [email protected].

 

Promover o equilíbrio social

A AHME é uma organização não-governamental constituída como associação sem fins lucrativos, que atua nas áreas do empreendedorismo feminino, da igualdade de género, do combate à violência doméstica e ao tráfico de seres humanos, tendo por missão promover o equilíbrio social, a investigação, o progresso socioeconómico e igualitário e a responsabilidade social.

Conscientes da importância do papel associativo nas comunidades e na construção de identidades, assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento das sociedades, para o reforço dos direitos entre cidadãs e cidadãos e para a melhoria das condições de vida das populações mais desfavorecidas, através da promoção de estudos de investigação, de campanhas de sensibilização e do fortalecimento de parcerias com organizações nacionais e internacionais.

Com uma sólida equipa de profissionais, a AHME atua junto da sociedade civil, de entidades públicas e particulares, apoiando o empreendedorismo, o desenvolvimento socioeconómico e a sustentabilidade, ao mesmo tempo que promove os direitos de igualdade entre todos.

Comentários

pub