Eurocidade do Guadiana lança cartão do Eurocidadão

A Eurocidade do Guadiana inicia, no mês de abril, a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permitirá aos […]

A Eurocidade do Guadiana inicia, no mês de abril, a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permitirá aos residentes dos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte efetuar a partilha de equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde e da mobilidade.

O lançamento do cartão foi simbolicamente assinalado através da entrega dos primeiros exemplares do documento aos autarcas dos três municípios da Eurocidade do Guadiana, passo que marca de uma forma definitiva o princípio da união administrativa dos «concelhos irmãos».

A emissão do Cartão do Eurocidadão poderá ser feita, de uma forma gratuita, em cada um dos municípios aderentes, que colocarão à disposição dos cidadãos um gabinete que tratará de todas as formalidades.

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «a partilha de equipamentos comuns como piscinas, bibliotecas ou outros espaços culturais e desportivos serão algumas das vantagens oferecidas pelo cartão, que será atribuído, sem custos, a todos os residentes nos municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte que o requeiram».

Outro dos benefícios que o cartão proporcionará aos Eurocidadãos será o acesso a um conjunto de prestadores de saúde com condições e preços mais vantajosos.

As parcerias estão a ser estudadas há alguns meses e darão origem a um diretório de serviços de saúde – que será lançado em breve – cujos operadores aderentes proporcionarão descontos mínimos de 10% aos titulares do documento.

«De uma forma inovadora, estamos a formalizar as relações de fronteira que sempre existiram entre Portugal e Espanha, tirando partido das vantagens da economia de escala e da cooperação europeia», nota Luís Gomes.

A par da emissão do cartão, os autarcas dos três municípios avaliam a criação de uma linha periódica de transporte rodoviário entre Portugal e Espanha, de forma a aumentar a mobilidade na fronteira do Guadiana e a facilitar o acesso aos equipamentos e infraestruturas comuns.

O projeto – e respetivos trajetos – está a ser estudado com cada uma das Câmaras Municipais e deverá colmatar uma lacuna até agora registada no que se refere às deslocações de proximidade entre o Algarve e a Andaluzia.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim.

A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta, o lançamento de um canal de rádio e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira são os seus objetivos principais.

Este Cartão do Eurocidadão já existe noutra Eurocidades, nomeadamente entre Chaves e Verin, permitindo aos cidadãos dos dois lados da fronteira usufruir de vantagens em ambos os países.

Comentários

pub