Encontros de Fotografia de Lagoa promovem Curso Prático de Fotografia Subaquática em agosto

O Curso Prático de Fotografia Subaquática, um dos dois workshops que os Encontros de Fotografia de Lagoa 2014 vão promover, […]

O Curso Prático de Fotografia Subaquática, um dos dois workshops que os Encontros de Fotografia de Lagoa 2014 vão promover, vai decorrer de 5 a 9 de agosto em Lagoa, tendo como formador o fotógrafo subaquático Rui Guerra.

O Curso, cuja inscrição custa 370 euros, é reconhecido pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, e baseia-se na experiência e método de ensino do fotógrafo subaquático Rui Guerra, o qual conta já com um histórico de 14 anos no ensino da modalidade.

Quer sejam fotógrafos profissionais, quer sejam iniciantes nesta matéria, os moldes e a extensão da matéria serão ministrados de forma a satisfazer todos os níveis de exigência, não se requerendo qualquer nível prévio de conhecimentos em fotografia.

Nas aulas práticas, os alunos serão acompanhados de perto pelo instrutor, o qual os ajudará e fará as devidas correções sempre que necessário.

Segundo o programa genérico que acaba de ser divulgado, os temas a abordar serão: o fotógrafo subaquático e a sua interligação com a ética ambiental, questões de segurança ligadas à prática da fotografia subaquática, tipos de equipamentos para fotografia subaquática, suas características e critérios de escolha, conceitos fundamentais de fotografia geral.

Serão ainda abordados os temas das regras inerentes à fotografia subaquática, a luz natural e a sua compreensão e utilização, o controlo da luz artificial (flash subaquático, utilização, tipos e seleção), várias formas de fotografar com diferentes objetivos (macro, ambiente, noturna, peixes) e a sua interligação, métodos de aproximação à vida marinha e ainda questões de estética ligadas à composição de imagem, exposição e enquadramentos.

Rui Guerra é fotógrafo subaquático há mais de 20 anos, sendo o autor do único livro técnico sobre o tema editado em Portugal, o “Manual Prático de Fotografia Subaquática” (Ed. Dinalivro).

Ao longo dos 13 anos que dedicou à competição nesta área, atingiu o estatuto de Atleta de Alta Competição, sendo o fotógrafo português mais premiado de todos os tempos nesta modalidade.

Entre os diversos prémios nacionais e internacionais, destacam-se os seis títulos de Campeão Nacional e os de Vice-Campeão do Mundo e Campeão Mundial numa Categoria.

Além de diversas palestras e exposições, tem dedicado parte do seu tempo a captar imagens em locais menos acessíveis, sendo mergulhador técnico certificado em diversas áreas (mergulho em gruta, mergulho sob gelo, mergulho profundo, mergulho descompressivo, solo diving e mergulho com rebreather de circuito fechado).

A organização revela que, na área da fotografia (geral ou subaquática) não são necessários nenhuns requisitos mínimos dos formandos.

Na área do mergulho, porém, recomenda-se que possuam pelo menos 40 mergulhos feitos no mar. É obrigatório possuir certificação de mergulho válida em Portugal, bem como Seguro de Acidentes de Mergulho válido e reconhecido (DAN ou o da FPAS).

Caso o formando não possua, pode alugar equipamento de mergulho no centro de mergulho Divers Cape (Sagres).

Embora exista um conjunto completo de equipamento fotográfico para alugar, bem como diversos flashes, sugere-se que o formando frequente o curso com a sua própria máquina e caixa estanque, sendo igualmente aconselhado que possa utilizar um flash, para poder testar todas as técnicas que vão ser ensinadas.

Caso pretenda alugar algum equipamento (sujeito a disponibilidade), deverá fazer essa solicitação ao instrutor com a maior antecedência possível.

 

Calendário
5 de Agosto de 2014 (terça-feira)
09h00 – Recepção dos alunos e AT
111h00 – Pausa para café
11h15 – AT2
13h00 – Pausa para almoço
15h00 – AT3
16h45 – Pausa para café
17h00 – AT4
19h00 – Fim do primeiro dia

6 de Agosto de 2014 (quarta-feira)
09h00 – AT5
11h00 – Pausa para café
11h15 – AT6
13h00 – Pausa para almoço
15h00 – AP
19h00 – Fim do segundo dia

7 de Agosto (quinta-feira)
09h00 – AT711h00 – Pausa para café
11h15 – AT8
13h00 – Pausa para almoço
15h00 – AT9
16h45 – Pausa para café
17h00 – AT10
19h00 – Fim do terceiro dia

8 de Agosto de 2014 (sexta-feira)
09h00 – 2 x AM
17h00 – AT11
19h00 – Fim do quarto dia

9 de Agosto (sábado)
09h00 – MF
15h00 – AT12
18h00 – Final do curso

Legenda:
AT – Aula teórica – Sala Polivalente do Auditório Municipal de Lagoa.
AP – Aula de piscina – caldeira do moinho de maré do Parque Municipal do Sítio das Fontes (Estômbar).
AM – Aula de mar – Sagres (Divers Cape).
MF – Mergulho final fotográfico no litoral do concelho de Lagoa.
 

Preços e Inscrições
Preço – 370 € (50 % no ato da inscrição e restantes 50% até ao dia 31 de Julho de 2014)
Forma de inscrição – solicite o envio da ficha de inscrição por email a [email protected]
Forma de pagamento – Envio prévio de email para o instrutor ([email protected]) e na resposta receberá a indicação de vaga e o respetivo NIB para efetivar a inscrição.

Número mínimo e máximo de participantes
Mínimo – 6
Máximo – 8

Incluído no preço
●Cinco dias completos de formação, num total de mais de 35 horas.
●Doze sessões teóricas.
●Três aulas práticas (uma no Sítio das Fontes, duas de mar com saída de barco).
●PDF com tópicos do curso.
●Mergulho fotográfico final (litoral do concelho de Lagoa).
●Acompanhamento pelo instrutor nas aulas práticas.

Não incluído no preço
●Deslocações, refeições e eventual estadia.
●Equipamento de mergulho.
●Equipamento fotográfico.
●Livro “Manual Prático de Fotografia Subaquática”, Ed. Dinalivro (leitura recomendada).

Condições de participação
●Cumprimento escrupuloso das datas e montantes de pagamento.
●Aceitar e respeitar todas as sugestões e recomendações em termos de segurança que forem dadas pelo skipper, guia de mergulho ou por Rui Guerra.
●Realizar todas as imersões dentro do seu nível de experiência e certificação, cumprindo todas as normas de segurança normalmente aceites nesta modalidade.
●O ato de inscrição implica a aceitação de que nem Rui Guerra, nem a Divers Cape, nem a Câmara Municipal de Lagoa, nem a Universidade do Algarve serão responsáveis por qualquer acidente de mergulho ou por danos / perda de equipamento fotográfico, de mergulho ou outro, exceto nos casos de grave e óbvia negligência por parte destes.
Todos os formandos serão inteiramente responsáveis pelo seu equipamento ou por equipamento que venham a alugar, devendo em todos os instantes zelar pela sua segurança.
●Em caso de mau tempo ou de condições climatéricas imprevisíveis que impossibilitem um ou mais mergulhos, a decisão sobre o eventual adiamento ou anulação desses mergulhos ficará ao critério exclusivo de Rui Guerra.

 

Os Encontros de Fotografia de Lagoa e todas as atividades a eles ligadas são uma organização da Câmara Municipal de Lagoa e da Universidade do Algarve, com a parceria do Sul Informação e da Niobo.

 

 

Comentários

pub