Economistas e JSD/Faro debatem aplicação dos Fundos Comunitários no Algarve

Promover a reflexão sobre a melhor forma de colocar o novo pacote de Fundos Comunitários ao serviço do desenvolvimento económico  […]

Promover a reflexão sobre a melhor forma de colocar o novo pacote de Fundos Comunitários ao serviço do desenvolvimento económico  regional e local é um dos objetivos da iniciativa «2014/20 Um novo Paradigma nos Municípios», que a JSD/Faro e a Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas vão promover amanhã, sexta-feira, no Auditório do Museu Municipal de Faro, a partir das 18 horas.

Os oradores convidados para falar no evento são o secretário de Estado da Administração Local António Leitão Amaro, o especialista em assuntos europeus e consultor de empresas Nuno Vitorino e o eurodeputado Carlos Coelho (sujeito a confirmação).

Deles, espera-se que contribuam para responder a algumas questões, nomeadamente: «Será este o instrumento que irá ajudar a alavancar o crescimento económico do País?»; «Estarão as autarquias preparadas para usufruir eficaz e eficientemente deste novo pacote de ajuda financeira?»; e «Que prioridades estratégicas devem as entidades públicas regionais e locais definir para os próximos 7 anos?».

Os promotores deste evento consideram que «o momento que atravessamos é de uma importância extrema para Portugal, pois existem sinais encorajadores no desempenho económico do País, contudo o desenvolvimento começa pela capacidade que os Municípios/Regiões possuem em desenvolver políticas de alavancagem da economia nos respetivos territórios».

À intervenção dos convidados segue-se um período de perguntas e respostas, moderado pelo vice-coordenador da Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas Carlos Manso.

A conferência será lançada pelo presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, seguindo-se intervenções do coordenador da Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas Pedro Pimpão e do presidente da Juventude Social Democrata de Faro Hugo Vieira.

Comentários

pub