Criada plataforma para representar jovens algarvios junto das entidades oficiais

Os primeiros passos para a criação do Conselho Regional de Juventude, uma plataforma regional que irá representar os jovens do […]

Os primeiros passos para a criação do Conselho Regional de Juventude, uma plataforma regional que irá representar os jovens do Algarve junto das diversas entidades da região foram dados no passado sábado. A Cooperativa ECOS e11 Associações de juventude algarvias reuniram-se para dar o pontapé de saída deste processo, que pretende fomentar uma maior cidadania e participação da juventude na sociedade.

Esta plataforma é mais um fruto do projeto «Algarve 2020 – uma proposta jovem», lançado em 2013 pela Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento algarvia. Antes, já haviam sido lançadas cá para fora 20 propostas para a criação de uma estratégia de políticas de juventude no Algarve.

Nesta primeira reunião, que contou com organizações de diferentes concelhos do Algarve e teve lugar na delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude, foram discutidos os objetivos e a finalidade desta plataforma.
«Ficou assente a importância que esta plataforma deverá assumir na congregação e desenvolvimento do tecido associativo juvenil na nossa região, que comparativamente com outras zonas do país é francamente reduzido», revelou a ECOS.

«O Conselho Regional de Juventude do Algarve terá um papel fundamental na difusão de informação entre as distintas associações e entidades com trabalho na área de juventude; de capacitação e de promoção do trabalho em rede; para além de ser um parceiro das entidades públicas regionais e nacionais no desenvolvimento das políticas, e respetivos programas que se destinam à população jovem em particular», resumiu a cooperativa.

Para a ECOS, muito do investimento público nos mais diversos programas e instrumentos direcionados à juventude, poderão ter mais sucesso «quando pensados, desenvolvidos e postos em prática em conjunto com os seus principais destinatários, os jovens».
Esta reunião foi apenas a primeira de uma série de momentos de trabalho previstos, onde se irá definir a orgânica desta plataforma que se quer «inclusiva da diversidade atores relevantes e ativos em matéria de juventude no Algarve, e representativa da realidade dos jovens na nossa região».

«A Cooperativa ECOS comprometeu-se com os presentes a contribuir com a sua experiência na facilitação de reuniões, e na condução de projetos participativos com diversos atores, para desde já alargar este grupo de trabalho inicial a organizações de todo o Algarve, e para conduzir este processo», concluiu. Mais informações sobre este processo podem ser obtidas através do email [email protected].

Comentários

pub