Cineclube de Faro homenageia ex-dirigente Anabela Moutinho em abril

O Cineclube de Faro vai celebrar o seu 58º aniversário no dia 6 de abril e vai aproveitar a efeméride […]

O Cineclube de Faro vai celebrar o seu 58º aniversário no dia 6 de abril e vai aproveitar a efeméride para se despedir em grande da sua ex-presidente Anabela Moutinho, que deixou de ocupar cargos diretivos na associação depois de mais de duas décadas de dedicação à casa.

Uma homenagem que se fará, como seria de esperar, com cinema. O “Filme de Despedida” que Anabela Moutinho escolheu para apresentar foi “Persona”, de Ingmar Bergman, um dos mais importantes títulos do genial realizador sueco. A sessão decorrerá no dia 6, no Teatro Lethes, às 21h30. A entrada livre, mas é recomendada a reserva antecipada através do email [email protected].

«Tendo feito parte da Direção do Cineclube entre 1992 e 2013, ficou Anabela Moutinho associada a muitos eventos, milhares de filmes, centenas de convidados e a um indesmentível esforço em erguer o nome Cineclube de Faro a um patamar de excelência e inovação de que pudessem beneficiar todos os participantes das atividades que fomos realizando», ilustrou o Cineclube de Faro.

Entre eles, as primeiras homenagens nacionais a António Reis, Augusto Cabrita ou Mário Viegas, a encomenda de banda sonora original a Bernardo Sassetti para acompanhar o filme ‘Dom Roberto’, o recital de Poesia e Cinema por Eunice Muñoz (inédito na carreira da actriz), os nove Encontros de Cinema com o seu caráter académico de incidência internacional e, em simultâneo, artístico (por exemplo, concertos de Bruno Chevillon ou Anabela Duarte e performance ao vivo de Pierre Hébert e Bob Ostertag), o primeiro disco de jazz dedicado ao cinema português, com a Zé Eduardo Unit ou o correspondente videoclip de “Os Índios da Meia-Praia” de Pedro Sena Nunes.

As comemorações do 58º aniversário do cineclube farense têm o ponto forte nesta homenagem, mas no dia anterior, sábado, dia 5 de Abril haverá também uma festa de comemoração n’«Os Artistas» com várias atividades, com destaque para uma mostra de curtas metragens Austríacas a partir das 22h30.

Comentários

pub