CIMAV anuncia candidatura ao Campeonato do Mundo de Optimist em 2016

A direção do CIMAV anunciou este domingo a candidatura que o clube está a preparar para a organização do Campeonato […]

A direção do CIMAV anunciou este domingo a candidatura que o clube está a preparar para a organização do Campeonato do Mundo de Optimist em 2016. O anúncio foi feito durante o Torneio Internacional de Vela do Carnaval, que decorreu este fim de semana em Vilamoura.

Valentim Costa, presidente do CIMAV, explicou que a candidatura se insere na estratégia traçada de «relançar o clube para a organização de grandes campeonatos internacionais, como acontecia antigamente. Em termos de infraestruturas temos todas as condições, estamos em cima do mar, temos oferta hoteleira de excelente nível, por isso, estão reunidos todos os factores decisivos para que esta seja uma candidatura de sucesso».

A direção do CIMAV estima que o impacto deste evento na economia local seja de cerca de um milhão de euros. «Esperamos cerca de 300 velejadores mais uma centena de pessoas, entre treinadores, técnicos, juízes, etc. o que dará perto de 10 mil dormidas. É preciso não esquecer que as equipas começam a chegar 3 semanas antes e que o campeonato dura 10 dias» referiu Ivo Ferreira.

A realização do Campeonato do Mundo de Optimist de 2016 está prevista para finais de junho e reunirá atletas de mais de 70 países.

A decisão do CIMAV de apresentar esta candidatura é totalmente apoiada pelas várias entidades da região. Vitor Farias, do Turismo do Algarve, salientou que «a vela é um produto estratégico para o turismo e por isso é extremamente importante apoiar esta candidatura porque nos vai abrir portas para mercados alternativos».

Também o presidente da Câmara de Loulé Vitor Aleixo referiu que «temos uma série de ingredientes que fazem deste local uma aposta muito forte. Convido todos a virem a Vilamoura, experimentem e garanto que não se arrependerão».

A Marina de Vilamoura está também associada a esta candidatura do CIMAV, como mencionou a diretora Isolete Correia. «A Marina e o CIMAV nasceram juntos, a marina também comemora 40 anos. Há portanto todo este passado histórico que é muito importante e tenho a certeza que existe know-how para conseguir organizar com êxito este evento. As condições que Vilamoura oferece são ímpares em toda a Europa».

A defesa desta candidatura será feita em outubro, na Argentina, durante o Campeonato do Mundo de Optimist de 2014. A decisão oficial será anunciada em 2015.

Comentários

pub