Ciência Viva de Faro dá a conhecer a Alfarroba e as suas muitas utilizações

A Alfarroba e as várias formas de aproveitar este fruto abundante no Algarve vão estar em foco na Oficina de […]

A Alfarroba e as várias formas de aproveitar este fruto abundante no Algarve vão estar em foco na Oficina de Ciência «Alfarroba: o ouro algarvio», que o Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, vai promover no próximo sábado.

Esta é uma iniciativa aberta a jovens e adultos, que será dirigida pela professora da universidade do Algarve Anabela Romano e pela produtora de Alfarroba (Quinta da Fornalha) Rosa Dias. O preço de participação é de 5 euros para adultos e 2,5 euros para jovens.

«A alfarroba, também designada por “chocolate saudável”, é utilizada em várias indústrias devido às suas inúmeras propriedades. A goma (LBG), extraída do endosperma da semente, é amplamente utilizada na indústria alimentar, cosmética e farmacêutica, devido às suas caraterísticas espessantes, estabilizantes, aglutinantes e gelificantes. Por sua vez, a polpa da alfarroba que é rica em açúcares (40-50%, p/p) é tradicionalmente utilizada na confeção de doces regionais, sendo um substituto do chocolate e do açúcar», enquadra o CCV do Algarve.

Nos últimos anos a equipa do laboratório de Biotecnologia Vegetal da Universidade do Algarve tem estudado as propriedades biológicas de extratos de polpa, folhas e algumas partes da semente de alfarroba tendo comprovado o seu elevado potencial antioxidante e citotóxico.

Na Oficina de Ciência para todos de sábado, os participantes podem aprender «a confecionar a alfarroba como substituto do chocolate e do açúcar», já que esta matéria-prima pode «ser utilizada sob a forma de farinha na confeção de pães, bolos, crepes, tortas, entre outros».

Comentários

pub