Câmara de Lagoa assinou protocolo de colaboração com Centro de Recrutamento de Faro

A Câmara Municipal de Lagoa – representada pela seu presidente Francisco Martins – e o Exército Português – representado pelo […]

A Câmara Municipal de Lagoa – representada pela seu presidente Francisco Martins – e o Exército Português – representado pelo Tenente-Coronel de Infantaria José Alberto dos Santos Marcos, chefe do Centro de Recrutamento de Faro – assinaram, no dia 5 de março, um Protocolo de Colaboração, que torna mais fácil a vida dos mancebos em idade militar e a resolução de alguns dos problemas dos antigos combatentes, em Lagoa.

O protocolo tem por finalidade o recrutamento contínuo de voluntários, nos termos de um sistema que visa assegurar a disponibilidade de recursos humanos qualificados e, também, a divulgação da prestação de serviço militar nos regimes de Voluntariado (RV) e/ou de Contrato (RC), bem assim como a realização de ações de esclarecimento no âmbito das obrigações militares, a dinamizar e desenvolver, gratuitamente, nas instalações da Câmara Municipal.

Este Protocolo tem a vigência experimental de três meses e o Exército fica com a obrigação de dar formação aos recursos humanos que a Câmara venha a designar para o seu cumprimento.

O Exército suportará as despesas com a formação e participação dos interessados em eventos de caráter cultural. A Câmara de cederá, de forma gratuita, as instalações necessárias à prossecução das atividades inerentes ao Protocolo.

Os cidadãos de ambos os sexos em idade de serviço militar têm a vantagem de obter, na Câmara de Lagoa, todo o tipo de informações, esclarecimentos e respostas a todas suas dúvidas, no que respeita ao seu recrutamento, quer no regime RC quer no RV, o mesmo se aplicando aos atuais e ex-militares, em relação ao seu passado militar, sem terem necessidade de se deslocarem ao Centro de Recrutamento de Faro.

Os mancebos têm algumas obrigações de caráter militar para com o país e, nas ações a desenvolver nos termos deste Protocolo, podem ficar a saber tudo sobre: Recrutamento Militar, Dia da Defesa Nacional, Obtenção de Certidões Militares, segundas vias de Cédulas Militares, Contagem do Tempo de Serviço, Requerimentos sobre Complementos de Pensão e Reforma.

Comentários

pub