Biblioteca de Faro junta-se à «Festa da Francofonia» em março

A francofonia vai estar em foco na Biblioteca Municipal de Faro (BMF), durante o mês de março. Literatura e cinema […]

A francofonia vai estar em foco na Biblioteca Municipal de Faro (BMF), durante o mês de março. Literatura e cinema franceses vão ter um lugar de destaque na programação deste mês da estrutura cultural farense, que será um dos pontos de passagem da «Festa da Francofonia» que vai estar em diversos pontos do país e que convida a «(re)descobrir a cultura francesa, ainda e sempre um dos grandes baluartes da Cultura Europeia».

Entre os dias 19 e 21 de março, é proposto um Ciclo de Cinema Francófono, uma organização conjunta da biblioteca e da Alliance Française de Faro, que leva mais longe o conceito do Filme Francês do Mês. Neste ciclo, o «poderá conhecer algumas das melhores películas de cineastas de língua francesa, alguns deles afastados do habitual circuito comercial de cinema».

Do programa, a organização destaca a exibição, no dia 19, do filme «Simon Konianski», de Micha Wald (Bélgica), seguido, no dia 20 pela obra «As Mulheres do Cairo», de Yousry Nasrallah (Egipto). No dia 21, será mostrado «Um Homem que Grita», de Mahamat-Saleh Haroun (França-Chade) e no dia 22 «Cinzas e Sangue», de Fanny Ardant (França, Roménia).

Na vertente literária, a BMF abre as suas portas ao Ciclo de Conferências Redescobrir os Clássicos Franceses, uma organização do Departamento de Artes e Humanidades da FCHS da Universidade do Algarve e da Associação Portuguesa de Estudos Franceses, com sessões nos dias 21, 24 e 25 de Março, sempre às 18 horas.

No dia 21, Ana Alexandra Carvalho, falará sobre o Nobel J.M. Le Clézio, «um prolífico escritor constantemente em busca de novos objetos de observação e de novas formas romanescas». Ainda a 21 de março, Ana Clara Santos, «conduzirá o leitor num percurso através da obra de Albert Camus, na descoberta de novas pistas de leitura decorrentes da atualidade do pensamento do grande escritor francês».

A conferência «A Cultura Teatral Francesa no ensino secundário: de Molière a Jean-Luc Lagarce», igualmente a cargo de Ana Clara Santos, fecha o programa, a 25 de março.

Comentários

pub