Auditório Municipal de Olhão celebra 5º aniversário com fado dos Quatro Cantos

O Auditório Municipal de Olhão (AMO) completa na próxima sexta-feira, 21 de março, o seu 5º aniversário. Para assinalar a […]

O Auditório Municipal de Olhão (AMO) completa na próxima sexta-feira, 21 de março, o seu 5º aniversário. Para assinalar a data, entre outras iniciativas, sobe ao palco da sala de espetáculos olhanense Quatro Cantos, a partir das 21h30. Também haverá um Porto de Honra e um café-concerto para festejar cinco anos de programação de qualidade.

António Pinto Bastos, Maria Armanda, Teresa Tapadas e José da Câmara Pereira são as estrelas de Quatro Cantos, que interpretarão temas bem conhecidos de todos.

O alinhamento, que chega a incluir mais de 50 temas cantados em solos, duetos, ou quarteto de vozes, com a constante movimentação dos quatro fadistas em palco, sendo acompanhados pelos habituais instrumentos de fado que são a guitarra portuguesa, a viola de fado e o baixo acústico.

A constante projeção de mais de 400 imagens ao longo de toda a atuação é também um elemento inovador em espetáculos do género, transportando os espetadores para recordações ora das caras dos fadistas que estiveram na base dos sucessos que vão sendo interpretados, ora de alusivas fotos recreando os ambientes em que tais sucessos ganharam prestígio.

O produtor de Quatro Cantos realça ainda que “entre os portugueses que possam estar presentes em sala por onde passe Quatro Cantos, garantidamente no final das atuações não haverá um único que possa dizer que não cantou (ou pelo menos trauteou temas).

É que os quatro fadistas geram um ambiente de tal maneira envolvente com o público e interpretam temas tão conhecidos, que ninguém é capaz de resisitir a cantar com eles”. Por tudo isto, os espetáculos Quatro Cantos são únicos, o que também acontecerá em Olhão.

Mas se as estrelas maiores deste dia de aniversário do AMO são os quatro fadistas, a festa começa logo às 20h30 e prolonga-se até depois da meia-noite com outros motivos de interesse. O início das comemorações do aniversário do AMO acontece com um Porto de Honra e a presença de ‘Personagens à Solta’, até ao início do espetáculo de fado. Depois de Quatro Cantos, às 23h30 realiza-se um café-concerto com Ricardo Ribeiro, Pamela Luz e Catarina Patarata.

O Município de Olhão, o AMO e a empresa municipal Fesnima, que organizam este evento, agradecem a colaboração do Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal, da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes e alunos dos cursos de formação profissional, da Casa da Juventude de Olhão e da Escola João da Rosa e alunos do curso de SEF – Mesa 2.

 

O AMO em 2013

A programação artística do AMO, que em 2013 acolheu cerca de 10 mil espetadores, incluiu 25 espetáculos, dos quais 10 dedicados à infância/família. Mantendo a programação um cariz inclusivo, predominou a variedade artística, que foi do fado à comédia ou revista à portuguesa, da música tradicional à filarmónica, entre muita e diversa música portuguesa.

Para além da aposta nos bons valores locais, tanto ao nível do teatro como da música, o AMO, como uma das principais salas do Sul do País, também acolheu alguns dos nomes mais sonantes do nosso panorama artístico, como Pedro Abrunhosa, Ana Moura ou António Zambujo, por exemplo.

Durante o ano de 2013 também passaram pelo AMO cinco exposições de escultura de artistas regionais e nacionais, ampliando a função cultural do espaço.

Comentários

pub