Ator “algarvio” Mário Spencer representa Portugal nos prémios Platino

Às vezes, não é preciso ter um grande orçamento, nem estar inserido no mainstream da indústria cinematográfica. Há ocasiões onde […]

Às vezes, não é preciso ter um grande orçamento, nem estar inserido no mainstream da indústria cinematográfica. Há ocasiões onde o trabalho, a dedicação e, claro, o talento e a qualidade, são o suficiente para ver um filme reconhecido e premiado.

E um bom exemplo disso é o filme algarvio «Além de ti», cujo ator principal Mário Spencer é o único português que foi escolhido na pré-seleção dos novíssimos «Prémios Platino», que visam galardoar as melhores obras do cinema feito em 22 países ibero-americanos.

A primeira edição dos «Platino» já está em curso e os cinco nomeados finais em cada uma das oito categorias serão conhecidos na quinta-feira. Independentemente do seu nome passar ou não para a fase seguinte, na categoria de Melhor Ator Masculino, esta nomeação é já «uma grande honra» e um reconhecimento com o qual Mário Spencer não contava, confessou o ator, à conversa com o Sul Informação.

«Esta nomeação, independentemente de passarmos ou não à fase seguinte, é já um reconhecimento e uma vitória do filme e do João Marco [o realizador]. A sua ambição foi sempre que o filme fosse visto pelo maior número de pessoas possível» e a nomeação para os Platino irá, certamente, ajudar.

«Não esperava nada disto. Nem sequer esperava ser nomeado para um prémio nacional, já que não faço parte dos meninos bonitos da televisão. É, de facto, uma grande honra», confessou. «Além de ti» é um filme rodado inteiramente em Faro, sem apoio de uma grande produtora, que costumam, diz, ter o quase exclusivo destas honras, dentro de portas.

Já para os envolvidos nos prémios que pretendem avaliar o melhor cinema feito nos países da América Latina, no Brasil, em Portugal e Espanha, a qualidade de Mário Spencer e do filme escrito, realizado, filmado e editado por João Marco é merecedora de uma análise mais aprofundada.

Este é um prémio lançado pela Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales (Egeda) e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca), com a colaboração de Academias de Cinema de vários países.

«Quando me telefonaram, da Academia Portuguesa de Cinema, eu nem queria acreditar. Como é que eu e este filme somos nomeados, pensei. Para mais, porque me disseram que sou o único português nomeado», disse.

Apesar de haver mais três filmes portugueses na pré-seleção, onde pode haver até 25 filmes por categoria, incluindo uma candidatura para melhor atriz, esta intérprete não é portuguesa, o mesmo acontecendo com a outra candidatura individualizada, a de melhor banda sonora.

 

Platinos agregam países com grandes indústrias cinematográficas

Para perceber a honra que Mário Spencer diz sentir e que não consegue disfarçar, faz sentido frisar quem é a concorrência.

Para os Platinos, concorrem filmes de 22 países, nomeadamente Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Em muitos deles, há uma indústria cinematográfica muito forte e produtiva. Se tivermos em conta que podem entrar filmes de outros países, desde que em co-produção, a fasquia ainda sobe mais.

Daí a surpresa de Mário Spencer, que não é por falta de confiança na potencialidade de «Além de Ti», O ator não poupa, de resto, elogios a João Marco e ao filme «Além de Ti», uma obra que saiu “fora da caixa” e que tem vindo a ser reconhecida por isso. «O filme tem uma história muito intrincada e muito interessante. Tentámos contar uma história algarvia. O que o João Marco está a fazer aqui no Algarve é correr por fora, tentar acrescentar valor ao cinema que se faz em Portugal», considerou.

«Este filme tem duas vertentes: por um lado, tem um lado caseiro, já que foi filmado em casa do João Marco em Faro e é quase tudo feito por ele. Por outro, é extremamente profissional, pela forma como todos trabalharam e se empenharam. Todos mostraram grande profissionalismo e uma disponibilidade total», disse.

Os primeiros elogios ao «Além de Ti» surgiram depois  das exibições em sessões cineclubísticas, após as quais o realizador do filme pedia «opiniões sinceras». «A malta dos cineclubes disse-nos que tinha muita qualidade. Depois, começou a ir a festivais e ganhou alguns prémios. Mais tarde, a Castello-Lopes adquiriu os direitos e o filme foi exibido no Cinema Alvaláxia, em Lisboa. Foi por ter estreado numa sala comercial que pôde ser nomeado para os Platino», descreveu Mário Spencer.

 

Mário Spencer, ator e músico

Mário Spencer já tem uma longa carreira de ator, com uma ligação de duas décadas ao teatro, nomeadamente à ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, e com trabalho feito em televisão e no cinema. Mas é, igualmente, um músico por vocação e profissão. As duas paixões ainda hoje seguem lado a lado.

Durante a filmagem de «Além de Ti», o tempo do ator radicado no Algarve era dividido entre as filmagens e atuações em bares e eventos. «Gravámos o filme em agosto. Das 9h30 às 17 horas, estava nas filmagens. Depois disso, preparava-me e ia para as minhas atuações, até às duas ou três da manhã. No dia seguinte, estava a filmar outra vez de manhã», recordou.

Quanto a escolher uma área preferida, Mário Spencer considera que «as duas vocações estão equilibradas». «São duas paixões muito grandes, uma não consegue ultrapassar a outra», ilustrou. «Na música, tenho trabalhado mais como entertainer, mas cada vez mais penso em produzir um disco, porque já são muitos anos», disse.

 

 

Comentários

pub