Algarve recebe etapa da Liga Moche em Surf

A Associação Nacional de Surfistas (ANS) apresentou hoje o calendário da Liga Moche 2014, confirmando o regresso do Algarve à mais […]

A Associação Nacional de Surfistas (ANS) apresentou hoje o calendário da Liga Moche 2014, confirmando o regresso do Algarve à mais importante competição de surf no País. A Praia do Amado, concelho de Aljezur, vai receber a quarta etapa do circuito, entre os dias 6 e 8 de Junho. Três meses depois vai disputar-se na mesma praia a quinta etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014.

O Algarve está este ano de volta à rota do surf nacional. Em Fevereiro, foi revelada a inclusão da Praia do Amado no Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014, estando a prova algarvia marcada para os dias 6 e 7 de Setembro, organizada pelo Algarve Surf Clube com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur e da Federação Portuguesa de Surf.

No início de Fevereiro, na ante-estreia do filme de surf «Algarve», na Pousada do Infante, em Sagres, o Sul Informação observou uma longa conversa entre o presidente da Associação Nacional de Surfistas, Francisco Rodrigues, e o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva. Já na altura se antevia a possibilidade de o Algarve ser incluído no calendário da Liga Moche e fizemos a pergunta ao presidente da Região de Turismo: “Vamos dar apoio à realização de uma etapa da Liga Moche no Algarve”, respondeu Desidério Silva.

Nada estava decidido nessa altura, até porque a entrada de Aljezur obrigou à saída de Peniche da Liga Moche. “É uma decisão sempre difícil, mas havia um objetivo forte da ANS, que era descentralizar ao máximo a Liga”, admitiu Francisco Rodrigues à «Surf Portugal».

“Tínhamos de tirar uma das provas. As autoridades do Algarve abraçaram o projeto e com isso foi possível”, concluiu o presidente da ANS.

Além da Região de Turismo do Algarve, também a Câmara Municipal de Aljezur vai dar apoio à etapa da Liga Moche no Algarve, uma prova com os melhores surfistas portugueses, no arranque da época balnear.

Vários surfistas algarvios disputam a Liga Moche, com destaque para Marlon Lipke, de Lagos, que, em 2013, venceu a última etapa, em Cascais, e concluiu a Liga na 7ª posição, o melhor algarvio na tabela e único no ‘top 10’.



Calendário Liga Moche 2014

1ª Etapa – Costa de Caparica (21 a 23 Março)

2ª Etapa – Ericeira (17 a 19 Abril)

3ª Etapa – Porto (9 a 11 Maio)

4ª Etapa – Amado, Aljezur (6 a 8 Junho)

5ª Etapa – Carcavelos (26 a 28 Setembro)


Calendário Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014

1ª Etapa – Costa de Caparica (22 e 23 Fevereiro)

2ª Etapa – Nazaré (3 e 4 Maio)

3ª Etapa – Porto (25 e 26 Maio)

4ª Etapa – Peniche (14 e 15 Junho)

5ª Etapa – Amado, Aljezur (6 e 7 Setembro)

6ª Etapa – Carcavelos (11 e 12 Outubro)

 

Créditos da foto: Paulo Marcelino

 

 

Comentários

pub