16ª edição do Março Jovem tem propostas para todos os gostos em Portimão

Arranca esta sexta-feira, dia 7, a 16ª edição do Março Jovem, que até ao dia 30 deste mês oferece uma […]

Arranca esta sexta-feira, dia 7, a 16ª edição do Março Jovem, que até ao dia 30 deste mês oferece uma programação muito diversificada e repleta de propostas irresistíveis, da arte ao desporto, passando pela cultura e pela animação de rua, em três intensas semanas.

O programa tem início às 18h00, com a inauguração da exposição “Aprender pela Arte – Património Artístico”, que ficará patente na Casa Manuel Teixeira Gomes até 26 do corrente, enquanto às 18h30 o Grupo de Jovens da Sociedade Filarmónica Portimonense atuará no Centro Comercial Continente, situado na Quinta da Malata.

Este primeiro dia terminará com uma Noite de Poesia no Clube União Portimonense, marcada para as 22h00, hora do início da 1ª eliminatória do Concurso de Bandas Março Jovem 2014, que se realizará no Marginália Bar, onde também decorrerão nas próximas semanas mais duas eliminatórias e a final do evento, agendada para o dia 22.

Destaque no sábado, 8 de março, para a Pecha Kucha Night, que a partir das 20h20 convida para as instalações do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, situadas no centro da cidade, todos quantos tiverem obras ou estudos de arquitetura ou de design, projetos gráficos ou digitais, trabalhos na áreas da fotografia, da escultura ou do artesanato, mas também da literatura, da dança, da performance, do teatro e da música, ou ainda em áreas criativas não artísticas, como a publicidade, a informática e a vertente social, entre outras.

 

Música e teatro em destaque

Os ritmos marcarão a cadência dos 24 dias deste 16º Março Jovem, com um conjunto de iniciativas musicais, de onde se destacam os concertos de rua “Jazz na Primavera”, com a participação de alunos dos Cursos Profissionais de Instrumentistas de Jazz da Escola EBS da Bemposta, os quais atuarão a 8 de março na Alameda da República, a 15 de março na Fortaleza de Santa Catarina, a 22 de março no Coreto da Zona Ribeirinha de Portimão e a 29 de março na Lota de Alvor, sempre às 17h30.

Ainda a nível musical, de referir que no dia 13, a partir das 18h00, a Praça Manuel Teixeira Gomes vai ser o palco natural para o concerto de rua “Bué da Fixe”, no qual serão interpretadas canções alusivas à amizade, amor, fraternidade e solidariedade por parte de alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta, cujas classes de Conjunto e de NOPA juntar-se-ão no dia 19 aos seus colegas do Curso Profissional de Instrumentista de Teclas e Cordas e da Classe de Piano para interpretarem o concerto encenado “Armadilha do Ritmo”, a ter lugar no auditório da Escola EBS da Bemposta.

Como já é habitual, a expressão dramática tem uma forte componente no Março Jovem, sendo de reter a animação de rua que conjuga teatro e dança marcada para as 10h30 de 17 de março no Largo 1º de Maio, organizada pel’O Teatro da Caverna do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes em colaboração com o Grupo de Dança Pé na TCHON, ou a exibição da peça “Como é que eles são?”, agendada para as 21h30 de 28 de março no auditório da Escola da Bemposta, e cuja autoria pertence a Lucinda Coxon, num espetáculo promovido no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, com representação por parte dos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo/Interpretação daquele estabelecimento de ensino e a participação do TIPO – Teatro Infantil de Portimão.

 

Exposições para todos os gostos

Várias serão as exposições a ver por estes dias intensos, como são os casos da mostra “Horta Familiar”, patente de 7 a 28 de março na EMARP, na Casa Manuel Teixeira Gomes e na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, e onde se apresentam exemplos de hortas de varanda e marquise em garrafões, numa organização do CEF de Horta e Curso Vocacional do Agrupamento Vertical de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, ou da exposição “Emoções com Cor”, a ver de 11 a 26 de março na Casa Manuel Teixeira Gomes e que reúne trabalhos realizados por alunos da Escola EB 2,3 Prof. José Buísel, no âmbito dos afetos.

Outras propostas são a exposição de fotografia “Mercados do Barlavento”, patente nos dias 13 e 14 março nas instalações da Escola Profissional Gil Eanes, que a organiza, ou “A Magia das Artes Plásticas”, que pode ser vista entre 22 de março e 11 de abril na Casa da Juventude de Portimão, promovida pelo Estúdio de Artes Plásticas, ao passo que nos dias 26, 27 e 28 de março a exposição “Mergulhar na Tentação” estará patente na Casa Manuel Teixeira Gomes, reunindo receitas e amostras de pastelaria, ervas aromáticas e medicinais, com organização do CEF de Horticultura, Padaria/Pastelaria do Agrupamento Vertical de Escolas Eng. Nuno Mergulhão.

Ainda neste âmbito, merece realce a abertura no dia 22 de março da exposição dos trabalhos apresentados no âmbito do Concurso de Ideias Março Jovem – Logotipo e Imagem, marcada para as 16h30 na Casa da Juventude de Portimão, a que se seguirá a entrega de prémio à vencedora Daniela Encarnação, finalista do Curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade da Escola Profissional Gil Eanes de Portimão.

No capítulo desportivo, serão de acompanhar o Campeonato Regional de BMX, que se realiza a 15 de março no Parque de Juventude de Portimão, espaço onde no dia 22 terá lugar a 1ª Etapa da Taça de Portugal de BMX Race, assim como merecem toda a atenção o Torneio de Ténis de Mesa Inter-Escolas marcado para 19 de março no Polivalente da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, ou o 5.º Festival de Artes Marciais e Desportos de Combate, que terá início às 16h00 de 23 de março no Auditório Municipal de Portimão.

Por outro lado, e ao longo de todo o período de 7 a 30 de março, o KIA – Kartódromo Internacional do Algarve proporciona 50 por cento de desconto no aluguer individual de karts mediante apresentação do Cartão Jovem Municipal.

Nas propostas do Março Jovem 2014 também figura em plano de evidência a Marcha Solidária a realizar no dia 14 de março, a partir das 10h00, com saída junto ao posto de gasolina localizado na Zona Ribeirinha de Portimão e para a qual os participantes deverão contribuir com um género alimentar, numa organização do GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes.

Nota ainda para os concursos de Miss e Mister que irão ser organizados pela Escola Secundária Poeta António Aleixo (dia 8 de março, às 20h30), pela Escola Internacional do Algarve (22 de março, às 21h00) e pela Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (28 de março, às 20h30), sempre no Auditório Municipal de Portimão.

 

Partilha de saberes

Também a vertente da formação volta a constituir uma forte aposta no Março Jovem, que apresenta um leque bastante diversificado de aulas abertas, oficinas e workshops, desde o pilates ao sushi e aos cupcakes, passando pela animação digital 2D, yoga, árvore genealógica, fitness, hip hop, zumba, alimentação saudável, auto-maquilhagem, impressão de t-shirts, oficina de artes, laboratório de fotografia ou organização de métodos e hábitos de estudo, entre outras propostas.

De referir igualmente o Mercado Biológico a decorrer no dia 14 de março, das 15h00 às 19h00, no Largo Gil Eanes e onde poderão ser encontrados produtos de mercearia, hortofrutícolas, ervas aromáticas, chás e Infusões, numa organização da Escola Profissional Gil Eanes, ou a palestra “Psicologia Positiva e Motivação: Estratégias para o Sucesso Pessoal e Profissional”, a cargo de Maria do Carmo Oliveira e Manuel Oliveira, fundadores do Clube do Otimismo, que está agendada para as 19h00 de 21 de março nas instalações do ISMAT, instituto que promove esta iniciativa com inscrições gratuitas.

Ao longo deste período, estão previstas muitas outras iniciativas, nomeadamente vários torneios de videojogos que se realizarão na Casa da Juventude de Portimão, espaço que acolhe e promove divertidos eventos, de que é exemplo a Caça ao Tesouro Março Jovem, marcada para a tarde de 29 de março.

O Março Jovem 2014 encerrará em apoteose com o XV Enportunas – Encontro de Tunas Académicas, que juntará a 29 de março no Auditório Municipal de Portimão a irreverência musical das tunas académicas algarvias, para um espetáculo cheio de boa disposição.

Reflexo da dinâmica da juventude local e do movimento associativo juvenil do município, o Março Jovem conta com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas, numa organização da Câmara Municipal de Portimão que irá movimentar cerca de cinco mil jovens, podendo o programa completo ser consultado em:
http://vivaportimao.pt/images/2014/MARCO/16.%20EDIO%20DO%20MARO%20JOVEM.pdf

 

Núcleo organizativo
Agrupamento de Escolas da Bemposta
Agrupamento Vertical de Escolas Eng. Nuno Mergulhão
Associação Académica da Universidade do Algarve
Associação de Estudantes da Escola EB 2,3 Prof. José Buísel
Associação de Estudantes da ESMTG
Associação de Estudantes da ESPAA
Associação Guias de Portugal
Associação Juvenil O Infante
Autódromo Internacional do Algarve
Black and Pearls Dance Crew
CAPELA – Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos
CEISMAT
Centros Comunitários Cruz da Parteira e Coca Maravilhas
Chip 7 Portimão – Anónima Informática
CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense
Classe de Dança Contemporânea de Portimão
Classe de Ginástica Rítmica de Portimão
Classe Municipal de Ballet de Portimão
CLCC – Centro de Línguas, Cultura e Comunicação
Clube Bicross de Portimão
Clube Taekwondo de Portimão
Dulce Margarido
EPGE – Escola Profissional Gil Eanes de Portimão
Escola EB 2,3 Prof. José Buísel
Estúdio de Artes Plásticas
Fátima Mártires
GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes
Grupo de alunos da Escola Internacional do Algarve
Grupo de Dança Pé na TCHON
ISMAT
Joana Felizardo
Marginália Bar
Mariana Ramos Correia
Núcleo de Ténis de Mesa da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Portimão Dance Studio
Sandra Silva – Makeup Artist
Sociedade Filarmónica Portimonense
Teatro da Caverna do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes
TIPO – Teatro Infantil de Portimão
Tunabebes – Tuna Académica da Universidade do Algarve

Apoios
Alain Afflelou
Algarcine
Associação Regional de Ciclismo
Burger Ranch
Central Skateshop
Centro Comercial Continente Portimão
Clube União Portimonense
EMARP
Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Federação Portuguesa de Ciclismo
Marina de Portimão
Musistudio
Perfect Printers – Artes Gráficas

Comentários

pub