«Tu na Europa» vem a Faro incentivar participação jovem nas Eleições Europeias

Faro vai acolher no sábado o seminário regional da campanha «Tu na Europa», que pretende incentivar a cidadania Europeia, especificamente […]

Faro vai acolher no sábado o seminário regional da campanha «Tu na Europa», que pretende incentivar a cidadania Europeia, especificamente a participação dos jovens portugueses nas eleições para o Parlamento Europeu, que terão lugar a 25 de maio próximo, a partir das 9h30, na delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Uma sessão promovida pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), com o apoio do Programa Juventude em Ação e em parceria com a Cooperativa ECOS, estrutura regional que quer capacitar os jovens algarvios «para fazer uma escolha informada» quando forem às urnas.

As inscrições são gratuitas e o limite para as fazer é hoje, quinta-feira. Os interessados podem preencher o formulário aqui. O almoço é garantido pela organização do evento.

«O programa do Tu na Europa apostará na disseminação de informação e realização de atividades que promovam um maior conhecimento e entendimento da UE e dos mecanismos da democracia europeia. O projeto vai estar em várias regiões do país, de Norte a Sul de Portugal, incluindo regiões autónomas dos Açores e Madeira», revelou a cooperativa de promoção da cidadania jovem algarvia.

«Queremos aumentar o nível de informação dirigido aos jovens sobre as eleições europeias e combater, também, as altas taxas de abstenção entre os jovens, que em 2004 atingiram os 64 por cento e em 2009 os 71por cento», acrescentam.

Nos seminários regionais, o CNJ apostará na informação, formação e na capacitação dos participantes «para serem multiplicadores da mensagem do Tu na Europa, promovendo competências para que dinamizem atividades nas suas comunidades locais». Daí que o principal público alvo sejam organizações que trabalhem na área da juventude, técnicos de entidades públicas que trabalhem com jovens, embora o convite seja alargado a  cidadãos a título individual «com interesse no tema».

E porquê participar? «Porque somos Europa e temos o direito, dever e oportunidade de entender os mecanismos democráticos da Comissão Europeia e de decidir de forma consciente e informada sobre o rumo que queremos para o nosso projeto Europeu!», defendem os organizadores do evento.

Comentários

pub