Volta ao Algarve: Contador ganha no Malhão mas não destrona Kwiatkowski

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) conquistou hoje a quarta etapa da Volta ao Algarve, que terminou no Alto do Malhão, […]

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) conquistou hoje a quarta etapa da Volta ao Algarve, que terminou no Alto do Malhão, após uma viagem de 164,5 quilómetros, desde Almodôvar. O polaco Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), terceiro na tirada, segurou a camisola amarela.

A tirada deste sábado, considerada a etapa rainha da prova, decidiu-se no último quilómetro da ascensão de segunda categoria para a meta.

Alberto Contador disparou para uma vitória em solitário, concluindo da melhor forma o intenso trabalho dos homens da Tinkoff-Saxo, que assumiram o comando do pelotão na fase mais difícil da corrida.

Alberto Contador cortou a meta com 4h02m08s, deixando o campeão mundial de fundo, Rui Costa (Lampre-Merida), a 3 segundos. O líder da competição fechou o pódio, a 10 segundos do vencedor.

“Este é um final que se adapta às minhas características. A equipa trabalhou muito na frente, não há melhor maneira para compensar o trabalho do que uma vitória. Era um final demasiado curto para fazer grandes diferenças, e ainda assim dez segundos é muito tempo. Quis apostar mais pela etapa do que pela geral. Quero fazer tudo bem na temporada, mas o objetivo é o Tour”, afirmou Alberto Contador no final da etapa.

Michal Kwiatkowski comanda a classificação geral individual, dispondo de 16 segundos de vantagem sobre Alberto Contador e de 29 segundos relativamente a Rui Costa.

“Foi mais dura do que no ano passado, mas trabalhámos muito bem para defender a camisola [amarela] do Contador e do Rui Costa. Penso que a parte mais dura está feita e amanhã só temos de ter cuidado para não acontecer nenhum acidente”, admite Michal Kwiatkowski.

“Três segundos dizem que mal não estou. Vou continuar este meu trabalho. Esta é uma subida curta, explosiva, é um tipo de subida que gosto de fazer. Vi que o Kwiatkowski vinha ‘justo’, e por isso quis atacar. O Contador respondeu e depois arrancou,” considera Rui Costa.

Os corredores portugueses dominam as classificações secundárias. Rui Costa é o líder dos pontos, Valter Pereira (Banco BIC-Carmim) é o virtual vencedor da tabela dos trepadores e César Fonte (Rádio Popular) é o dono da camisola das metas volantes. A Lampre-Merida comanda por equipas.

A 40.ª Volta ao Algarve termina neste domingo com uma etapa de 155,8 quilómetros, entre Tavira e Vilamoura. A tirada termina à quinta passagem pela meta, oferecendo um espectáculo mais prolongado do que o costume aos amantes da modalidade.

CLASSIFICAÇÕES

4.ª Etapa:Almodôvar – Alto do Malhão, 164,5 km
1.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), 4h02m08s (Média: 40,763 km/h)
2.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 3s
3.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), a 10s
4.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 13s
5.º Tiago Machado (Netapp-Endura), mt
6.º Christopher Horner (Lampre-Merida), mt
7.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 16s
8.º Peio Bilbao (Caga Rural-RGA Seguros), mt
9.º Alexandre Geniez (FDJ.fr), mt
10.º Sergey Firsanov (Rusvelo), mt

Geral Individual
1.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), 13h05m50s
2.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), a 16s
3.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 29s
4.º Alexandre Geniez (FDJ.fr), a 1m10s
5.º Wilco Kelderman (Belkin), a 1m29s
6.º Rubén Fernández (Caja Rural-RGA Seguros), a 1m30s
7.º Christopher Horner (Lampre-Merida), a 1m31s
8.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 1m32s
9.º Simon Spilak (Katusha), a 1m38s
10.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 1m41s

 

Veja

Comentários

pub