Vítor Aleixo defende SNS no Encontro de Medicina Geral e Familiar

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, manifestou a sua preocupação face à “degradação da qualidade dos serviços de […]

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, manifestou a sua preocupação face à “degradação da qualidade dos serviços de saúde prestados nos hospitais e extensões de saúde da Região” e reafirmou a defesa do serviço nacional de saúde, durante o 31º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, que decorreu em Vilamoura, na quinta-feira.

O Encontro contou com a presença do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde Fernando Leal da Costa.

Numa altura em que o Algarve vive graves problemas nesta área, o autarca sublinhou que “é preciso estar vigilante quanto ao funcionamento do Serviço Nacional de Saúde no Concelho, bem como pugnar pela concretização de políticas de saúde que favoreçam a Região”.

Em tom de alerta aos responsáveis governamentais, Vítor Aleixo criticou algumas das medidas de austeridade e os cortes impostos que têm levado ao acentuado decréscimo da qualidade dos serviços, nomeadamente a fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e do Hospital de Faro que levou à criação do Centro Hospitalar do Algarve.

“Não reformam nem racionalizam o sistema público de prestação dos cuidados de saúde. Pelo contrário, vieram contribuir para a sua desorganização e para o seu colapso a curto prazo, o que virá a privar os cidadãos de um direito consagrado constitucionalmente”, considerou o edil.

Assumindo-se como um “convicto defensor do Serviço Nacional de Saúde” na prossecução do interesse público, Vítor Aleixo adiantou que o Município de Loulé tem em preparação “projetos com vista ao aumento da prevenção e à melhoria dos cuidados que presta aos cidadãos contribuintes e aos doentes”.

“No meu entendimento, neste nosso tempo conturbado, a Saúde deve ser vista como um bom e direto indicador da qualidade de vida, do progresso e do desenvolvimento humano, em que os decisores nos vários níveis da administração devem colaborar”, disse ainda o autarca louletano.

Comentários

pub