Vila Real de Santo António recebe a corrida da paz

Vila Real de Santo António recebe, no próximo dia 26 de fevereiro, a corrida internacional Peace Run, no âmbito das […]

Vila Real de Santo António recebe, no próximo dia 26 de fevereiro, a corrida internacional Peace Run, no âmbito das atividades da Eurocidade do Guadiana.

A Peace Run é um evento humanitário, de cariz mundial, iniciado em 1987 por Sri Chinmoy, que procura promover a paz, a amizade e a harmonia junto das pessoas e das nações de todo o mundo, tendo já percorrido mais de meio milhão de quilómetros e 150 países ao longo da sua história.

Em cada um dos países visitados pela iniciativa, um grupo internacional de voluntários transporta uma tocha e difunde os princípios desta corrida pelas associações, fundações, autarquias e restantes comunidades locais.

Em Portugal, a Peace Run vai percorrer o trajeto de Lisboa a VRSA, em sistema de estafeta, entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Em Vila Real de Santo António far-se-á a transição internacional do percurso, com a tocha a ser encaminhada para a cidade vizinha de Ayamonte (Espanha), através do ferry do rio Guadiana.

A cerimónia terá início às 8h30, com a chegada da equipa internacional à Praça Marquês de Pombal (vinda de Castro Marim), onde será efetuada a receção oficial da tocha pela Câmara Municipal de VRSA e cantado o hino da Peace Run.

A atividade envolve ainda o Agrupamento de Escolas D. José I e o Agrupamento de Escolas de VRSA, que se associarão ao programa.

No final da cerimónia, um grupo de 10 alunos conduzirá a tocha até ao cais de embarque de VRSA, onde será transportada para o município vizinho de Ayamonte, às 9h30. Depois de Espanha, a Peace Run continuará o seu périplo internacional por toda a Europa.

Em anteriores ocasiões, líderes e personalidades de prestígio internacional como o papa João Paulo II, Dalai Lama, Nelson Mandela, Mikhail Gorbatchev, madre Teresa de Calcutá e Carl Lewis apoiaram a iniciativa.

Em Portugal, o alpinista João Garcia, o pugilista Jorge Pina, o cantor André Sardet, o apresentador Francisco Mendes e os atletas olímpicos Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado e Francis Obikwelu também já se envolveram na Peace Run.

Comentários

pub